segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Orientação de Estudos

Bom diaaaa!!

Este ano estou de novo com aulas de Orientação de Estudos. 
Procurando na internet algumas dicas, curiosidades e mais informações... eu encontrei em um Blog umas orientações bem legais, então resolvi compartilhar com vocês!!!!
  

Aprender é 10% inspiração e 90% transpiração!



O bom desempenho nos estudos depende portanto de:

10% de inteligência
90% de esforço pessoal






PROFª WALKIRIA  RIGOLON - COMO SE APRENDE (FEV 2013)
Segundo Walkiria Rigolon, palestrante na formação da SEE/SP, em fev de 2013, Serra Negra, para as equipes das Escolas de Educação Integral 2013, Orientação de Estudos tem conteúdos próprios que deverão ser garantidos.

Professor de Orientação de Estudos deve listar os procedimentos de estudos e definir a cada ano quais são os procedimentos que serão aprofundados.

ESTUDO AINDA INCLUI:
  • Organização de trabalhos
  • Busca de informações
  • Leitura
  • Interpretar
  • Anotar
  • Grifar
  • Esquematizar
  • Pesquisar
  • Listar
  • Fichar
  • Parafrasear
  • Elaborar resumos
  • Elaborar resenhas
  • Memorizar
  • Apresentar
  • Debater
O que for desenvolvido nas aulas de OT será apoio para as outras disciplinas, portanto os outros professores deverão ser interlocutores no planejamento (um trabalho de mão dupla).

Avaliação processual:
1. O que eu já sei (levantamento dos conhecimentos prévios) ;compartilhamento do que irá ensinar, contextualização, sistematização, divulgação dos conhecimentos aprendidos, interdisciplinaridade (textos de diferentes campos do conhecimento), generalização
2. o que aprendi
3. o que falta aprender; construção da aprendizagem.

CONTEÚDOS
1.factuais
2.procedimentais
3.conceituais
4.atitudinais

Ler para aprender, pesquisar para aprender, escrever para aprender, falar para aprender.

Segundo orientações para a Escola de Educação Integral, da SEE, a disciplina Orientação de Estudos "deve focar o aprofundamento de estudos e intensificação de contatos culturais, integração e convivência tendo em vista a necessária orientação para o mundo do trabalho. E também apresentar e discutir com os alunos os esforços individuais e orientados para a promoção de aprendizagens significativas, sugerir reforços e recuperação, reforçar conceitos e recuperar deficiências de aprendizagem tendo em vista a continuidade de estudos no ensino superior."


Então........
COMO VOCÊ AVALIA SUA SITUAÇÃO ATUAL?
- SUA MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDAR (INCLUSIVE O QUE VC NÃO GOSTA)
- SUA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES? 
- SUA ATITUDE DURANTE AS AULAS? 
- LOCAL DE ESTUDO (VC TEM UM?); 
- SEU HORÁRIO DE ESTUDO (VC TEM UM?);
- VC TEM UM GRUPO DE ESTUDOS?
- SEU HÁBITO DE LEITURA (VC TEM?); 
- ATENÇÃO E MEMÓRIA;
- COMO VOCÊ ENCARA SEU LAZER?




Atitude positiva


Atitude negativa



COMO APROVEITAR MELHOR OS ESTUDOS?

  1. Diagnosticar deficiências;
  2. Definir objetivos
  3. Criar cronograma de estudos (matérias e horários);
  4. Começar a estudar hoje;
  5. Manter o foco no seu objetivo - estudar constantemente;
  6. Priorizar as matérias que você tem mais dificuldade;

Ficam as dicas: 
1. A experiência mostra que uma pessoa capta
- 20% do que apenas ouve; 
- 30% do que apenas vê;
- 50% do que ouve e vê;
- 80% do que ouve, vê e faz. 

2. Grupos de estudo nas aulas de Orientação de Estudos
-É o desafio de partilhar conhecimento e dúvidas
-Pessoas dedicadas e com objetivos comuns
-Não precisa ser seus melhores amigos
-Ideal 4  colegas
-O ideal é cada um fazer o resumo de uma disciplina
-Deixar claro a função de cada um no grupo
-As reuniões devem ser formais e rigorosas
-Reuniões semanais
-Professor mediador 

É porque cremos na mudança que estamos aqui

  • A relação teórico-prática, o aprender a pensar, o saber- fazer, o saber- conhecer e o saber-conviver, vistos como mecanismos fundantes da competência humana e de habilidades profissionais; 
  • Uma relação que articule teoria e pratica, como momentos entrelaçados, construindo assim, uma praxis pedagógica 
(Extremera Pacheco, N. y Fernández Berrocal, P. : La inteligencia emocional in Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653))



Fonte: https://escrevendoofuturo.blogspot.com.br/2014/01/orientacao-de-estudos.html

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Um unicórnio em seu jardim

Numa bela manhã, um homem que tomava seu café olhou para fora da janela e viu - quem dera! - um unicórnio branco, com um chifre dourado, mascando tranqüilamente as rosas de seu jardim. 
Esse senhor foi então acordar sua mulher e disse: "Tem um unicórnio no jardim, comendo nossas rosas". Irritada, ela retrucou: "Unicórnio é um animal mítico". E, virando-se para o outro lado, voltou a dormir. Intrigado, o marido caminhou lentamente até o jardim. O unicórnio estava ali, beliscando suas tulipas. "Aqui, unicórnio", chamou ele, oferecendo um lírio, que o animal comeu solenemente.
Com o coração saltitante - obviamente, porque afinal de contas havia um unicórnio em seu jardim -, o camarada foi novamente despertar sua mulher. "O unicórnio comeu um lírio", anunciou ele. Só que agora ela ficou realmente irritada. "Você é um demente, e eu vou te internar no manicômio!" O marido, que nunca apreciou muito a idéia de manicômios - especialmente num dia tão lindo, com um unicórnio em seu jardim -, refletiu por um momento e disse: "Isso é o que veremos". Mas antes de descer as escadas, completou: "E ele tem um chifre dourado no meio da testa".
Ao chegar novamente ao jardim, o unicórnio já havia ido embora. O homem se sentou em meio às rosas e adormeceu. Sua mulher se vestiu rapidamente. Ela estava bastante irritada e regozijava-se por ter a chance de pegar seu ridículo marido. Ligou para a polícia e depois para o psiquiatra, instruindo-os para que chegassem logo com uma camisa-de-força. Quando chegaram, ela, já muito agitada, foi logo dizendo: "Meu marido viu um unicórnio hoje de manhã!".O policial e o psiquiatra se entreolharam, descrentes. "Ele me disse que o unicórnio havia comido um lírio", continuou ela. De novo, psiquiatra e policial trocaram um olhar suspeitoso. "E também disse que o bicho tinha um chifre dourado no meio da testa!", insistiu mais uma vez. Subitamente, o policial e o psiquiatra levantaram de suas poltronas e agarraram-na. Ela resistiu violentamente, mas no final eles conseguiram dominá-la e enfiaram-na numa camisa-de-força. Foi nesse momento que o marido entrou, chegando do jardim. "Você por acaso disse a sua mulher que viu um unicórnio?", perguntou-lhe ceticamente o policial. "O unicórnio é um animal mítico", respondeu seriamente o marido. "Isso era tudo o que precisávamos saber", replicou o psiquiatra. "Estamos internando sua mulher, ela surtou de vez." Chutando e berrando, ela foi levada ao manicômio para exames. E que fim teve o marido? 
Viveu feliz para sempre.


A fantasia não é um escapismo.
Como poderemos sobreviver sem fantasia num mundo cada vez mais desprovido de magia e acolhimento? 
Espero que, quando você acorde amanhã e olhe pela janela, veja um unicórnio em seu jardim. E eu espero ver um também.