domingo, 3 de abril de 2016

Desafio da Disciplina Eletiva

Um dos maiores desafios dos professores de Disciplina Eletiva é em relação aos instrumentos de Avaliação. Como medir o desempenho do aluno e como medir os impactos da Disciplina Eletiva na Base Nacional Comum?

Resolução SE-52, de 2-10-2014

Dispõe sobre a organização e o funcionamento das escolas estaduais do Programa Ensino Integral, de que trata a Lei Complementar 1.164, de 4 de janeiro de 2012, e dá providências correlatas
§ 2º - Nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a avaliação dos componentes curriculares da Parte Diversificada, incluídas as Atividades Complementares, processar-se-á especificamente na seguinte conformidade:
1 – nas Disciplinas Eletivas, de duração e avaliação semestrais:com nota atribuída mediante a aplicação de critérios de participação e envolvimento do aluno (desenvolvimento de atividades e pontualidade em sua entrega), bem como de assiduidade, de mudança de atitude, de domínio de conteúdo e uso prático dos quatro pilares da educação, devendo se utilizar diferentes instrumentos de avaliação, tais como: ficha para registro do desempenho do aluno, portfólios, observação rotineira pelo professor e uso de agenda, entre outros;

Bom..... Não consigo encontrar na internet qualquer coisa relacionada a registro de acompanhamento do desempenho do aluno na Disciplina Eletiva, nenhum tipo de modelo. Na minha escola também não tem, e este é o desafio que encontramos por lá.... como medir este avanço? Até então eu registrava na caderneta se ele fazia a atividade e atribuía uma nota, mas nunca o avanço. Então eu criei ontem a noite uma planilha para registrar o desempenho deste aluno, com notas de 0 a 5. É uma planilha onde consigo ver o avanço individual e a média da evolução deste aluno, por aula.
Como eu dou aula para todas as séries, de Inglês, durante as minhas aulas tenho conseguido medir, comparando a evolução deste aluno na Base Nacional Comum de Inglês e fazendo um Alinhamento Horizontal com os professores de História, Geografia e Português, pergunto sobre o interesse deste aluno durante as aulas e seu desempenho nas mesmas, assim consigo perceber se houve avanço.
Para o portfólio,  cada aula preparada, o desenvolvimento e as habilidades contempladas estão sendo postadas aqui no Blog e impressas para acompanhamento da Coordenadora Geral Keyla Cristina Borgato e para as demais Coordenadoras das área de LCT, CNM e CHT  que também acompanham as aulas, pelo menos 1 vez por mês, para verificarem se contemplo a Base Nacional Comum e se aulas tem caráter dinâmico e também a participação do aluno.


PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL: 
(Sei que ainda precisa de ajustes pois ela acabou de sair do forno e sempre temos o que melhorar..... mas já é um Norte)


Kisses
TEACHER ADRIANA PALMIERI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário