terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Acolhimento das Unidades Escolares - 2017

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB
Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da
Educação Básica - DEGEB


1. Introdução
A palavra “Acolher” possui diversos significados, como: agasalhar, refugiar,
resguardar, proteger, apoiar, amparar, entre outros.
No âmbito escolar, o Acolhimento é uma ação pedagógica, que favorece a integração
de estudantes por meio do grêmio estudantil, de professores, gestores, pais e funcionários.
As ações de acolhimento podem ser realizadas no início do ano letivo ou sempre que houver
ingresso de novos estudantes e professores, e vem sendo recomendado para todas as
escolas da rede estadual pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, da Secretaria do
Estado da Educação de São Paulo – SEE, desde 2012, como forma de recepção.
A escola tem o papel de criar espaços e condições para que os estudantes se
envolvam em atividades que garantam seu pleno desenvolvimento. Assim sendo, as
orientações contidas neste documento têm a expectativa de direcionar as Ações de
Acolhimento nas Unidades Escolares, nos três primeiros dias letivos. As indicações de
atividades e dinâmicas que são aqui propostas são sugestões e a escola terá liberdade para
utilizá-los ou não, propor modificações ou incluir novas.


2. Objetivos
 Desenvolver o sentimento de pertencimento e promover o desejo de participação
dos estudantes na escola.
 Promover ações de protagonismo infantil e juvenil.
 Proporcionar uma vivência mais democrática no cotidiano escolar.
 Resgatar a importância da escola na vida do estudante.
 Construir princípios de convivência (combinados, contratos, etc.).
 Trabalhar os valores fundamentais de convivência e reforçar a importância dos
quatro pilares da Educação (Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e
Aprender a Aprender) para a formação integral do estudante.
 Potencializar a participação dos Grêmios Estudantis.
 Desenvolver habilidades socioemocionais (aprender, ter empatia, lidar com as
emoções e resolver problemas).
 Promover a reflexão sobre o papel da Educação no seu processo formativo.


3. Orientações para a Ação de Acolhimento
O acolhimento é um momento importante e imprescindível na escola, pois permite
que todos os membros se sintam parte integrante do grupo. Sendo assim, a equipe gestora
poderá organizar um momento de acolhimento para todos os funcionários, professores e
estudantes da Unidade Escolar.
Seguem alguns aspectos a serem observados pelos responsáveis nas Diretorias de
Ensino (Supervisor e PCNP) e nas Unidades Escolares (Equipe Gestora) para viabilizar a Ação
de Acolhimento, observadas as especificidades.

4. Sugestão de atividades para os anos iniciais e anos finais do
Ensino Fundamental e Ensino Médio
01/02/2017 – Acolhimento dos professores e funcionários
Neste primeiro dia de acolhimento, os professores e funcionários poderão ser
acolhidos pela Equipe Gestora, juntamente com os estudantes, para a realização de
atividades e/ou dinâmicas.
Faz-se necessária a reflexão das ações elencadas no plano de ação, ponderando as
que tiveram impacto positivo, revisando as ações que necessitam de ajustes e planejando
novas ações.
Para a realização da ação, sugerimos:
 participação de lideranças estudantis, como os integrantes do Grêmio Estudantil, dos
clubes juvenis, lideres de turma, bem como os demais estudantes interessados, nas
discussões;
 organização de um espaço acolhedor para receber a comunidade escolar;
 atividades de sensibilização que promovam a motivação para o ano letivo;
 discussão do cenário atual da Unidade Escolar.


02/02/2017 – Acolhimento de estudantes e pais/responsáveis 

O acolhimento aos pais/responsáveis é um momento ímpar para a construção do
vínculo escola/comunidade; portanto, deve ser potencializado.
O início do ano letivo é um marco na vida escolar dos estudantes. Portanto, é
necessário considerar algumas características específicas de cada faixa etária e de pessoas
com deficiência, tais como idade e familiaridade com o ambiente escolar.
Sugerimos que a equipe escolar leve em conta alguns encaminhamentos básicos na
comunicação entre escola e pais/responsáveis. São eles:
 funcionamento da escola e recepção dos estudantes;
 a participação de toda a equipe escolar na recepção e acolhimento dos estudantes e
dos pais/responsáveis;
 apresentação aos pais de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem;
 proposta de ensino da escola;
 incentivo à participação ativa da comunidade.
Cabe ressaltar que, em sala de aula, os professores de todos os anos poderão propor
rodas de conversas e uma visita aos ambientes escolares para os estudantes e também para
os pais/responsáveis.


Para organizar as atividades seguem os quadros sínteses:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Sugestões)

ATIVIDADE 01
Acolhimento dos alunos e
pais/responsáveis realizado por:
 Equipe gestora;
 Responsáveis por cada turma.

ATIVIDADE 02
Roda de conversa com:
 Apresentação do professor;
 Apresentação dos alunos.

ATIVIDADE 03
Recreio:
 O professor deverá
acompanhar os alunos nos
primeiros dias de aula, para
auxiliar no que for necessário.

ATIVIDADE 04
Turismo pela escola com:
 Apresentação dos espaços da
escola;
 Apresentação da equipe de
funcionários.
Atividade organizada por ano/série.

ATIVIDADE 05
Jogos e brincadeiras por classe.*
* Essas atividades serão desenvolvidas em colaboração com o professor de Educação Física responsável pela classe.

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (Sugestões)

ATIVIDADE 01
Acolhimento dos alunos e
pais/responsáveis realizado por:
 Equipe gestora;
 Responsáveis por cada turma.

ATIVIDADE 02
Roda de conversa com:
 Apresentação do mediador;
 Apresentação dos estudantes.

ATIVIDADE 03
Recreio

ATIVIDADE 04
Atividade cultural – Música, teatro,
sarau, entre outras.**

ATIVIDADE 05
Jogos e brincadeiras por classe.*
* Essas atividades serão desenvolvidas em colaboração com o professor de Educação Física responsável pela classe.
** Essas atividades serão desenvolvidas em conjunto com todos os professores.


Para as atividades descritas nos quadros acima, seguem orientações:

1. Recepção:
 A equipe gestora deve recepcionar os estudantes e pais/responsáveis no portão
da escola, cumprimentando a todos.
 Os professores devem esperar pelos estudantes e pais/responsáveis na porta da
sala de aula.
 Os funcionários de apoio devem se posicionar nos corredores e em locais em que
possam ajudar a informar a localização de cada classe ou ainda orientar sobre o
caminho para os banheiros, o bebedouro, demais dependências da Unidade
Escolar e outras dúvidas que os estudantes e pais/responsáveis possam ter.
 Os pais/responsáveis podem ser orientados a acompanhar seus filhos até a
entrada da sala de aula, onde o professor irá recebê-los. Sugerimos que os
gestores reúnam os pais/responsáveis para a apresentação da proposta de
ensino, da rotina dos primeiros dias, do respeito às especificidades da faixa etária
e de pessoas com deficiência, do currículo, de como os pais podem ajudar no
desenvolvimento das atividades no decorrer do ano letivo.


2. Apresentação
a) Roda de conversa
Essa atividade permite aos estudantes participarem de momentos de intercâmbio na
qual ouvem os colegas, formulam perguntas e emitem opiniões sobre o tema discutido.
Em situações como esta, em que os estudantes são convidados a relatar suas vivências,
suas opiniões acerca de determinado tema ou assunto, suas impressões, partilhando
coletivamente os seus significados e se apropriando dos significados do outro. Por meio
da linguagem e da interação, os estudantes podem ter acesso a outras realidades.
Cabe ao mediador da ação de acolhimento estimular os estudantes a esse
intercâmbio, considerando que a “conversa” deve ser vista como um conteúdo a ser
trabalhado, considerando-se assim, uma estratégia metodológica.

b) Turismo pela escola (recomendado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
É uma atividade que tem por finalidade apresentar os vários ambientes da escola e
favorecer o conhecimento de todos os espaços e sua utilização, bem como a apresentação
dos funcionários e suas respectivas funções. Esse é um ótimo momento para integrar os
estudantes que estão frequentando pela primeira vez a escola.
O importante nessa atividade é que o mediador explore, com os estudantes, os espaços
da escola que frequentarão, como o espaço de leitura que precisa ser apresentado como um
local nobre. Além disso, é importante reiterar que todos os espaços da escola são espaços de
aprendizagem, que ao longo do ano serão utilizados para a execução de atividades das
diferentes disciplinas.

c) Jogos, brincadeiras e atividades esportivas
Os jogos, as brincadeiras e as atividades esportivas favorecem a interação, o
movimento e autonomia entre os estudantes. Quando participam, os estudantes externam
seus sentimentos e aprendem a conhecê-los; em especial, quando interagem com os seus
pares.
O contato com as regras permite que se apropriem de atitudes próprias do convívio
coletivo.
Nesse primeiro momento, as atividades sugeridas podem ser organizadas entre os
estudantes do mesmo ano/série e, em um segundo momento, podem ser organizados entre
os estudantes do mesmo ano/série de turmas diferentes.

03/02/2017 – Integração

A integração entre os estudantes permite que sejam, também, trabalhados
conteúdos de natureza procedimental e atitudinal, dos quais os estudantes se apropriam
gradativamente. São esses os momentos em que aparecem as negociações, as discussões no
grupo, as tomadas de decisões individuais e coletivas, o respeito pelas decisões, além dos
papéis que os estudantes assumem durante os jogos, as brincadeiras e as atividades
esportivas.

Sugerimos que as turmas sejam agrupadas de diferentes formas. Em algumas
atividades, os estudantes podem estar organizados por diferentes anos/séries e em outras,
por Ciclos.
Para organizar as atividades seguem os quadros sínteses:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Sugestões)

ATIVIDADE 01
Leitura em voz alta feita pelo
professor:
 Contextualizar a atividade
acerca de sua periodicidade;
 Leitura de um conto de fadas
clássico.
Entre outros que a escola pode propor ou adequar.

ATIVIDADE 02
Combinados da classe:
 Lista das regras da classe
produzida coletivamente junto
às crianças.

ATIVIDADE 03
Recreio:
 O professor deverá
acompanhar os alunos nos
primeiros dias de aula, para
auxiliar no que for necessário.

ATIVIDADE 04
Confecção de mural “Árvore dos
Sonhos”.**
Atividade organizada por ciclo.

ATIVIDADE 05
Jogos e brincadeiras interclasses.*

* Essas atividades serão desenvolvidas em colaboração com o professor de Educação Física responsável pela classe.
** Essas atividades serão desenvolvidas em colaboração com o professor de Arte responsável pela classe.

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (Sugestões)

ATIVIDADE 01
Atividade cultural – Música, teatro,
sarau, entre outras.***

ATIVIDADE 02
Combinados da classe:
 Lista das regras da classe
produzida coletivamente junto
aos estudantes.

ATIVIDADE 03
Recreio

ATIVIDADE 04
Confecção de mural “Árvore dos
Sonhos”.**
Atividade organizada por ciclo.

ATIVIDADE 05
Jogos e brincadeiras interclasses.*

* Essas atividades serão desenvolvidas em colaboração com o professor de Educação Física responsável pela classe.
** Essas atividades serão desenvolvidas em colaboração com o professor de Arte responsável pela classe.
*** Essas atividades serão desenvolvidas em conjunto com todos os professores.

a) Combinados da Classe

Os combinados representam o conjunto de condutas específicas que regulam o
funcionamento do trabalho do grupo e as relações estudante com estudante e estudante
com professor. A ele, corresponde um conjunto de regras pensadas e discutidas pelo próprio grupo, que regulam, entre outras coisas, as relações dentro da sala de aula e o compromisso
com o estudo, o respeito entre todos, além da organização dos espaços, dos tempos, entre
outros.
Quando os combinados estiverem construídos, será preciso que ele se efetive, que seja
usado por todos, pois todos tiveram participação, inclusive o professor.
Será importante fazer uma lista com os combinados da classe e, sempre que possível,
retomá-los com os estudantes. Vale lembrar que os combinados podem ser modificados, de
acordo com as necessidades do grupo. Essa lista poderá estar em um local visível para
frequente consulta.

b) Jogos, Brincadeiras e Atividades Esportivas
No segundo dia de atividades com os estudantes, sugerimos que as turmas sejam
agrupadas de diferentes formas. Em algumas delas, podem estar organizadas por diferentes
anos/séries e em outras, por Ciclos.
Esse contato entre as turmas permitirá uma maior integração entre todos e auxiliará na
apropriação de atitudes do convívio coletivo.

c) Sugestões de Atividades para Sensibilização

1ª) Árvore dos Sonhos
Objetivos
 Levantar as expectativas e desafios a serem enfrentados durante o ano.
Descrição – Essa atividade consiste na confecção de uma árvore que será composta com
papéis contendo os sonhos dos participantes.
Passos para a construção da Árvore dos Sonhos:
 Confeccionar um mural com uma árvore (raiz, tronco e copa).
 Explicar para os estudantes o significado da Árvore dos Sonhos.
 Realizar uma Roda de Conversa questionando os estudantes sobre seus desejos para
o ano de 2017.
 Distribuir um cartão para cada estudante preencher com seu desejo.
 Colar os cartões na copa da árvore.
 Montar o painel com a árvore de todas as turmas.
Variação: Poderá ser construída no lugar da árvore a “Caixa dos Sonhos”.
Reflexão – Em uma analogia à copa da árvore como representação dos os sonhos, o tronco
como o percurso para atingi-los e as raízes aquilo que se tem como base para alcançá-los.

2ª) Estou cansado de.... (esse problema não é meu)
Objetivos
 Permitir a apresentação da equipe escolar.
 Introduzir o trabalho em equipe e explicar a importância dos sonhos.
Descrição – Com todos os alunos formando um círculo, o mediador pega uma bolinha (de
papel). Iniciando a dinâmica, falará o seu NOME, SONHO, E ESTOU CANSADO DE .... MAS
ESSE PROBLEMA NÃO É MEU! Logo após a apresentação ser concluída, ele deverá pegar a
bolinha e jogar para um participante que ainda não se apresentou.
Reflexão – Perguntar aos participantes o que eles observam ao final da dinâmica. Qual foi 
a sensação de falar do que está cansado e de falar que esse problema não é meu. Com
esse ato, o mediador deve fazer uma observação em relação ao dia de acolhimento, pois
se a união da sala não for mantida, as expectativas para o dia não serão alcançadas. Dar
ênfase a união do Grupo Escolar como umaequipe.

3ª) “Eu conheço esse desconhecido”
(Texto da aluna Rafaela Peres - 3ª série – EE Reverendo Paes de Ávila– DE São Vicente)
Objetivo
 Trabalhar a importância do papel de cada integrante da comunidade escolar. 
Descrição – Pedir para que dois professores leiam o texto em forma de diálogo e em voz
alta.
Reflexão – Refletir a respeito da importância do papel de cada membro da comunidade
escolar.
Texto base – Eu conheço esse desconhecido
-Olá
-Oi. Quem é você?
-Primeiro você, quem é?
-Sou eu.
-Ah. E eu sou eu.
-Engraçadinho!
-O que é isso na sua mão?
-Um apagador.
-E isso na sacola transparente que você está segurando?
-Uma caixa de giz.
-Ah...
-Você gosta de verde? Eu amo verde.
-Vejo um quadro verde todos os dias, menino. Cansei da cor.
-Poxa... Minha mãe às vezes diz que está enjoada do meu pai; tá ai, deve ser porque ela vê ele todos
os dias.
-Uma boa hipótese.
-Sim. Ela o ama, por isso suporta. Você deve amar o quadro verde! Até o suporta...
-Sim. Amo. Mas me sinto desmotivado todos os dias.
-Eu também.
-Ah, você é uma criança; a vida adulta é outra, rapaz!
-Me incomodo com o desinteresse dos outros.
-Eu também, jovem. E não suporto a falta de respeito dentro do meu ambiente de trabalho.
-Nem eu, moço.
-Ah, fico tão triste quando reclamam da minha matéria.
-E eu fico triste quando tiro uma nota abaixo de cinco.
-As equipes, às vezes, perdem seus significados.
-É... Meus amigos também se esquecem de ser amigos.
-Deixo de resolver minha vida para dar meu sangue aonde eu trabalho, mas ninguém me nota.
-Que injusto! Te notei agorinha mesmo, aliás estou te notando nesse instante!
-Ah, claro, retribui a atenção.
-Ponto para nós dois, que tal?
-Que tal você me dizer quem é você garoto?
-Sou um aluno, caro professor.
-Por que não percebi antes?
-Porque estava ocupado demais reparando no que não é agradável.
-É... Pode ser... Gostei de você. Vamos conversar melhor?
-Desculpa, me formarei amanhã, preciso ir agora.
-Mas e eu? Você vai me deixar?
-Sim. Agora é hora de você me procurar em outras pessoas. E, olha, sou do que pede pra sair da sala
toda hora, reclamo das fórmulas e das interpretações de textos, chego atrasado sempre que não
posso, mas também sou alguém que está esperando conhecer mais pessoas como você. Prazer!
-O prazer é todo meu!

4ª) Dinâmica Quebrando o Gelo
(Dinâmica modificada pelas alunas Larissa Nobre e Thaís Baracho da EE Reverendo Paes de
Ávila – DE São Vicente)
Objetivo
 Refletir a respeito da empatia, saber se colocar no lugar do outro.

Descrição – Os participantes deverão escrever uma palavra/frase que se relacione com um
“sonho”. E em seguida ler o que escreveu, sem precisar explicar o motivo. Na sequência,
todos os participantes deverão ficar de pé, com o papel na mão. O mediador contará uma
historia (texto base). Enquanto conta a história, o mesmo irá arrancar o papel da mão dos
participantes. Alguns sonhos, ele irá usar para a história, outros ele rasgará. Preste atenção
na reação do aluno.

Reflexão – Qual o sentimento de ter o sonho arrancado de suas mãos? Você tentou segurar
ele? 

Há momentos na vida em que não conseguimos obter êxito nos sonhos, mas sempre
restará um pedaço dele em mãos ou em lembranças. Não pare no primeiro obstáculo, nem
permita que alguém diga que não é capaz.

5ª) Dinâmica da Árvore
Objetivo
 Integrar a comunidade escolar em propósitos comuns.
Descrição – Em uma folha de A3 ou cartolina, o mediador deverá pedir para um participante
desenhar uma árvore do tamanho da folha. Cada participante desenhará uma folha para ser
colada nessa árvore no decorrer da atividade.
Cada participante deverá escrever na folha da árvore uma palavra que representa
como ele pode contribuir para o sucesso do ano escolar; em seguida, um por um, deverá
colar sua folha na árvore e ler para todos o que escreveu na folha.
Reflexão – Perguntar qual é a sensação de estar em uma árvore com tantas folhas
diferentes, e se isso é positivo. Mostrar que a árvore representa a Unidade Escolar e as
folhas, a comunidade escolar.

6ª) Vamos Pensar Juntos?
(Dinâmica proposta pelos jovens protagonistas Almir Augusto, Denner e modificada por
Raquel Sant’Anna de Almeida e Millena Soares Petito)
Objetivo
 Observar se os participantes compreendem os conceitos e os princípios trabalhados
no acolhimento.
Materiais necessários – 4 papéis cortados para sorteio, cada um contendo um dos seguintes
temas: MOTIVAR/SER MOTIVADO, PILARES DA EDUCAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE e
SONHOS.

Descrição – Dividir a sala em 4 grupos e sortear os temas. Solicitar que cada grupo, que
debata por 30 minutos o tema sorteado, após o debate, exponha, em forma de
apresentação, o que entenderam, dando ênfase em como esses temas são importantes na
vida escolar e também para o planejamento do futuro.
Reflexão – Como foi a discussão a respeito do tema? Importante ressaltar que cada tema
discutido é imprescindível para o planejamento do futuro.

7ª) Dinâmica da Vassoura
Objetivos:
 Permitir a apresentação da equipe escolar.
 Introduzir o trabalho em equipe e explicar a importância dos sonhos.
Descrição – Com todos formando um círculo, o mediador pegará a vassoura e se posicionará
ao centro do círculo. Dando início à dinâmica, falará o seu NOME, IDADE, SONHO,

QUALIDADE E DEFEITO. Logo após a apresentação ser concluída, ele deverá apontar um
estudante que ainda não se apresentou e soltará a vassoura. Este mesmo deverá chegar nela
antes de atingir ao chão.

Reflexão – Perguntar aos estudantes o que eles observaram ao final da dinâmica e qual foi a
sensação de largar e de chegar até a vassoura. Após as análises, o mediador pode perguntar
para os estudantes se eles conseguem perceber que de alguma forma estão ligados um ao
outro. Com esse ato, o mediador deve fazer uma observação em relação ao dia de
acolhimento, pois se a união do grupo não for mantida, as expectativas para o dia não serão
alcançadas.

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