sexta-feira, 13 de novembro de 2015

I HALLOWEEN SOLIDARITY AND CULTURAL

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO   DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ASSIS
PEI JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO


I HALLOWEEN SOLIDARITY AND CULTURAL
(I DIA DAS BRUXAS SOLIDÁRIO E CULTURAL)


TEACHER ADRIANA PALMIERI DE SOUZA




Assis – 2015

            1.         PROJETO HALLOWEEN
                    
                    Publico Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II
                   Área do conhecimento: Língua Inglesa, Língua Espanhola e demais disciplinas do Currículo
                  Professora Organizadora: Adriana Palmieri de Souza
                  Professores Multiplicadores: Todos


2. INTRODUÇÃO

Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao Carnaval, que antecede toda a resignação da Quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “Festa de todos os Santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.
A festa de Halloween equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados. Na Espanha é um dos países que ainda mantém a antiga tradição do culto e respeito aos mortos, tanto que os espanhóis costumam ir ao cemitério para limpar os túmulos e levar flores, no feriado de Finados, em 2 de novembro. Além disso, o 31 de outubro coincide com a colheita de castanhas e abóboras, na comemoração chamada de “Castanhada”.
A comemoração do Halloween no Brasil vem ganhando espaço em nossa cultura e se popularizando ano após ano, através da TV, cinema, clubes, escolas primárias e escolas de inglês que acreditam ser esta uma oportunidade para que os alunos  exercitem e fixem o vocabulário de uma forma descontraída e ao mesmo tempo vivenciem a cultura inglesa.


3. JUSTIFICATIVA

O Halloween tornou-se uma festa tradicional devido ao crescente interesse dos alunos pela cultura americana. Desenvolver uma Festa de Halloween na escola, é dar oportunidade para que os alunos conheçam um pouco desta festa, aprendam e compreendam palavras em inglês que são usadas no dia-a-dia. Também realizem atividades em grupo favorecendo a interação entre eles, desempenhem tarefas de cunho social oportunizando o convívio com outras pessoas e entidades, valorizando princípios e diferenças.
 O Halloween faz parte da tradição norte-americana e é um tema que se pode explorar nas aulas de Inglês, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo dos costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo.
Dentro do contexto escolar, procura-se também desmistificar e conhecer na íntegra a origem desta festa como forma de esclarecimento sobre as diversas concepções equivocadas que geram determinados preconceitos ao que se desconhece.
Interagindo com as demais disciplinas do currículo o assunto será aprofundado oportunizando aos alunos a multidisciplinaridade.
Hoje com a era da comunicação e da tecnologia,temos a grande preocupação e o desafio de fazer com que os alunos conheçam, compreendam e respeitem as diferentes manifestações culturais. Temos na comemoração do Halloween, uma oportunidade de vivenciar culturas distintas da nossa, uma vez que se trata de uma manifestação Norte Americana.
Desta forma e escola tem papel preponderante no incentivo à disseminação de novos conhecimentos, propiciando aos discentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos percebendo as diferenças culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural através de uma analise crítica de forma de valorizar a cultura brasileira.
A comemoração do Halloween em nossa escola será dividida em gincana cultural e social. Na parte cultural é enfatizado o conhecimento nas áreas do currículo escolar, onde são envolvidas todas as disciplinas. Ela será recreativa e será realizada através de brincadeiras, desfile de fantasias, produção de enfeites. Terá atividade social que consiste em arrecadar donativos e doá-las para instituições que precisem.

4. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre culturas, fazendo uso da multidisciplinaridade, bem como incentivar a solidariedade. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar na cultura brasileira aspectos que se assemelham a comemoração do Halloween;
- Conhecer a história da Festa do Halloween;
- Valorizar as manifestações culturais;
- Incentivar a busca pelo conhecimento;
- Ampliar os conhecimentos histórico-culturais sobre os países que falam oficialmente o Inglês;
- Vivenciar e conhecer através de atividades lúdicas e pesquisadas a origem desta festa tão tradicional nos Estados Unidos e que atualmente vem sendo inserida na cultura brasileira.
- Desenvolver um trabalho multidisciplinar com todas as disciplinas do currículo para aprofundamento de informações que estão inseridas em cada área de conhecimento;
- Aprimorar o vocabulário em inglês;
- Desenvolver através do listening a habilidade de entender a língua inglesa;
- Conhecer os símbolos do Halloween.
- Integrar as turmas utilizando o trabalho em equipe.
- Incentivar a participação voluntária dos estudantes, estimulando o envolvimento em ações sociais e proporcionando enriquecimento sócio-cultural;


5. METODOLOGIA

 O evento acontecerá nos dias 26 a 29 de Outubro,  3 a 6 de Novembro e na sexta-feira 13 de Novembro, nas dependências da escola durante as aulas. Todos os alunos participarão. O evento terá um regulamento para ser seguido. Cada atividade terá uma pontuação. Todos os professores do dia do evento estarão envolvidos. A Comissão Organizadora será formada por professores, direção, coordenação e Grêmio Estudantil.
A gincana será divida em: Cultural e Social e Recreativa.

Gincana Cultural: envolverá conteúdos trabalhados em sala de aula, nas diversas disciplinas envolvidas.

Gincana Recreativa: atividades recreativas, brincadeiras, individual e em equipe.

Gincana Social: a equipe arrecadará donativos e se envolverá com um trabalho social.


Áreas de Conhecimento que poderão ser envolvidas:

Língua Portuguesa - Leitura e pesquisa;
(Sugestão de atividade com a professora de Português: relacionar a data com personagens folclóricos brasileiros como o Saci, o Curupira e outros.
Sugestões para pesquisa http://www.sosaci.org/historias.html acesso em 25/09/09.)
História - Pesquisa sobre origem, importância histórica e econômica;

Geografia - Localização geográfica dos países envolvidos nesta manifestação cultural; Estabelecer relação entre localização, cultura e Halloween;

Língua Inglesa - Traduções e produções de texto, músicas alusivas ao Halloween; Incentivar o aprendizado da língua inglesa;

Arte - Confecção de cartazes; Ornamentação; Caracterização dos alunos; Apresentações;

Lingua Espanhola: Arte que trata de personagens como as caveiras mexicanas, seus significados;

Educação Física: brincadeiras típicas do Halloween.

Sala de leitura: Leitura de um conto de terror.
A)   Competências do Grêmio
Organizar o evento. Recolher sugestões do grupo de professores. Dar suporte para os professores durante as atividades.  

B)   Regulamento
Cada turma será uma equipe.
Para que tudo ocorra de forma agradável e organizada, visando a integração de todos e à aquisição de conhecimentos, apresentamos abaixo as orientações. Lembramos que o descumprimento das orientações, bem como a ausência de bons hábitos de conduta acarretarão em perda de pontos pela equipe em questão. Observem os itens abaixo:

1.   As pesquisas serão realizadas nos dias 27, 28, 29 de Outubro e a entrega nos dias 3, 4, 5 e 6 de Novembro nas dependências da escola durante as aulas.
2.    Cada sala de aula será uma equipe.
3.    O vestuário ou a fantasia para o dia  6 de Novembro deve ser discreto (não usar mini saia, mini blusa, shortinho, roupas transparentes, decotes).
4.   As tarefas deverão ser entregues no local, data e horário determinados.
5.   Se precisar entregar ou retirar alguma tarefa nos dias da gincana, somente os representantes das equipes poderão fazê-lo.
6.   As equipes deverão manter-se organizadas e dentro de suas salas durante o período de aula.
7. Quando as tarefas acontecerem  no pátio da escola, salas de aula ou em qualquer outro espaço, os integrantes das equipes deverão permanecer juntos e manter os locais limpos e organizados.
8.  Não será permitido aos alunos ausentarem-se de suas salas durante o horário das aulas para realização de tarefas da Gincana.
9. Para a avaliação dos trabalhos será formado uma equipe julgadora.
10. Qualquer dúvida, os representantes da equipe deverão esclarecer com a equipe organizadora.

Avaliação/Julgamento:
Os trabalhos serão avaliados por equipe de professores. Cada tarefa terá uma pontuação. O descumprimento das regras acarretará em perda de pontos ou desclassificação.
Classificação/Premiação:
A equipe classificada será a que marcar mais pontos durante todo o evento. A premiação será para uma equipe vencedora.

 6. CRONOGRAMA
a)    CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
26 a 29 de Outubro – Decorações do refeitório e sala de aula;
27 a 29 de Outubro  - Doação de alimentos não perecíveis;
26 a 29 de Outubro – Realização de pesquisas sobre o Halloween;
03 de Novembro – Sala de leitura para ouvir um conto de terror
05 de Novembro – desfile das fantasias e a apresentação (dança, teatro, musica, poema, etc)
03 a 06 de Novembro – Doação de alimentos não perecíveis;
03 a 06 de Novembro – Quiz sobre o Halloween (baseado na pesquisa que já foi pedida);
13 de Novembro (sexta-feira 13) – Entrega dos donativos e um pic-nic para a equipe vencedora.
7. CULMINÂNCIA
- Exposições dos trabalhos no refeitório;
-Escolha de instituição para entrega dos alimentos;
-Pique-nique com lanche comunitário.

8. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante toda a execução do projeto, devendo-se observar participação, cooperação, organização, criatividade e níveis de conhecimentos envolvidos.

9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://gincanahalloween.blogspot.com.br/p/projeto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário