SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ASSIS
PEI JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO
I
HALLOWEEN SOLIDARITY AND CULTURAL
(I
DIA DAS BRUXAS SOLIDÁRIO E CULTURAL)
TEACHER ADRIANA PALMIERI
DE SOUZA
Assis – 2015
1.
PROJETO
HALLOWEEN
Publico Alvo: Alunos do Ensino
Fundamental II
Área do conhecimento: Língua
Inglesa, Língua Espanhola e demais disciplinas do Currículo
Professora Organizadora: Adriana
Palmieri de Souza
Professores Multiplicadores:
Todos
2. INTRODUÇÃO
Desde a Antiguidade, observamos
que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos
que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao
Carnaval, que antecede toda a resignação da Quaresma. No caso do Halloween,
desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “Festa de todos os
Santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's
eve", que significa a “véspera de todos os santos”.
A festa de Halloween equivale ao Dia
de Todos os Santos e o Dia de Finados. Na Espanha é um dos países que
ainda mantém a antiga tradição do culto e respeito aos mortos, tanto que os
espanhóis costumam ir ao cemitério para limpar os túmulos e levar flores, no
feriado de Finados, em 2 de novembro. Além disso, o 31 de outubro coincide
com a colheita de castanhas e abóboras, na comemoração chamada de “Castanhada”.
A comemoração do Halloween no Brasil vem
ganhando espaço em nossa cultura e se popularizando ano após ano, através da
TV, cinema, clubes, escolas primárias e escolas de inglês que acreditam ser
esta uma oportunidade para que os alunos exercitem e fixem o vocabulário
de uma forma descontraída e ao mesmo tempo vivenciem a cultura inglesa.
3. JUSTIFICATIVA
O Halloween tornou-se uma festa
tradicional devido ao crescente interesse dos alunos pela cultura americana.
Desenvolver uma Festa de Halloween na escola, é dar oportunidade para que os
alunos conheçam um pouco desta festa, aprendam e compreendam palavras em inglês
que são usadas no dia-a-dia. Também realizem atividades em grupo favorecendo a
interação entre eles, desempenhem tarefas de cunho social oportunizando o
convívio com outras pessoas e entidades, valorizando princípios e diferenças.
O Halloween faz parte da
tradição norte-americana e é um tema que se pode explorar nas aulas de Inglês,
visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo dos
costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo.
Dentro do contexto escolar,
procura-se também desmistificar e conhecer na íntegra a origem desta festa como
forma de esclarecimento sobre as diversas concepções equivocadas que geram
determinados preconceitos ao que se desconhece.
Interagindo com as demais
disciplinas do currículo o assunto será aprofundado oportunizando aos alunos a
multidisciplinaridade.
Hoje com a era da comunicação e
da tecnologia,temos a grande preocupação e o desafio de fazer com que os alunos
conheçam, compreendam e respeitem as diferentes manifestações culturais. Temos
na comemoração do Halloween, uma oportunidade de vivenciar culturas distintas
da nossa, uma vez que se trata de uma manifestação Norte Americana.
Desta forma e escola tem papel
preponderante no incentivo à disseminação de novos conhecimentos, propiciando
aos discentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos percebendo as diferenças
culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural
através de uma analise crítica de forma de valorizar a cultura brasileira.
A comemoração do Halloween em
nossa escola será dividida em gincana cultural e social. Na parte cultural é
enfatizado o conhecimento nas áreas do currículo escolar, onde são envolvidas
todas as disciplinas. Ela será recreativa e será realizada através de
brincadeiras, desfile de fantasias, produção de enfeites. Terá atividade social
que consiste em arrecadar donativos e doá-las para instituições que precisem.
4. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre
culturas, fazendo uso da multidisciplinaridade, bem como incentivar a
solidariedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar na cultura
brasileira aspectos que se assemelham a comemoração do Halloween;
- Conhecer a história da Festa do
Halloween;
- Valorizar as manifestações
culturais;
- Incentivar a busca pelo
conhecimento;
- Ampliar os conhecimentos
histórico-culturais sobre os países que falam oficialmente o Inglês;
- Vivenciar e conhecer através de
atividades lúdicas e pesquisadas a origem desta festa tão tradicional nos
Estados Unidos e que atualmente vem sendo inserida na cultura brasileira.
- Desenvolver um trabalho
multidisciplinar com todas as disciplinas do currículo para aprofundamento de
informações que estão inseridas em cada área de conhecimento;
- Aprimorar
o vocabulário em inglês;
- Desenvolver através do
listening a habilidade de entender a língua inglesa;
- Conhecer os símbolos do
Halloween.
- Integrar as turmas utilizando o
trabalho em equipe.
- Incentivar a participação
voluntária dos estudantes, estimulando o envolvimento em ações sociais e
proporcionando enriquecimento sócio-cultural;
5. METODOLOGIA
O evento acontecerá nos
dias 26 a 29 de Outubro, 3 a 6 de Novembro
e na sexta-feira 13 de Novembro, nas dependências da escola durante as aulas.
Todos os alunos participarão. O evento terá um regulamento para ser seguido.
Cada atividade terá uma pontuação. Todos os professores do dia do evento
estarão envolvidos. A Comissão Organizadora será formada por professores,
direção, coordenação e Grêmio Estudantil.
A gincana será divida em:
Cultural e Social e Recreativa.
Gincana Cultural: envolverá
conteúdos trabalhados em sala de aula, nas diversas disciplinas envolvidas.
Gincana Recreativa: atividades
recreativas, brincadeiras, individual e em equipe.
Gincana Social: a equipe
arrecadará donativos e se envolverá com um trabalho social.
Áreas de Conhecimento que poderão
ser envolvidas:
Língua Portuguesa - Leitura e
pesquisa;
(Sugestão
de atividade com a professora de Português: relacionar a data com personagens
folclóricos brasileiros como o Saci, o Curupira e outros.
Sugestões para pesquisa http://www.sosaci.org/historias.html acesso em 25/09/09.)
Sugestões para pesquisa http://www.sosaci.org/historias.html acesso em 25/09/09.)
História - Pesquisa
sobre origem, importância histórica e econômica;
Geografia - Localização
geográfica dos países envolvidos nesta manifestação cultural; Estabelecer
relação entre localização, cultura e Halloween;
Língua Inglesa - Traduções e
produções de texto, músicas alusivas ao Halloween; Incentivar o aprendizado da
língua inglesa;
Arte - Confecção de
cartazes; Ornamentação; Caracterização dos alunos; Apresentações;
Lingua Espanhola: Arte que trata
de personagens como as caveiras mexicanas, seus significados;
Educação Física: brincadeiras
típicas do Halloween.
Sala de leitura: Leitura de um
conto de terror.
A) Competências
do Grêmio
Organizar o evento. Recolher
sugestões do grupo de professores. Dar suporte para os professores durante as
atividades.
B) Regulamento
Cada turma será uma equipe.
Para que tudo ocorra de forma
agradável e organizada, visando a integração de todos e à aquisição de
conhecimentos, apresentamos abaixo as orientações. Lembramos que o
descumprimento das orientações, bem como a ausência de bons hábitos de conduta
acarretarão em perda de pontos pela equipe em questão. Observem os itens
abaixo:
1. As pesquisas serão
realizadas nos dias 27, 28, 29 de Outubro e a entrega nos dias 3, 4, 5 e 6 de
Novembro nas dependências da escola durante as aulas.
2. Cada
sala de aula será uma equipe.
3. O vestuário ou a fantasia para o dia 6 de Novembro deve ser discreto (não usar mini
saia, mini blusa, shortinho, roupas transparentes, decotes).
4. As tarefas deverão ser entregues no
local, data e horário determinados.
5. Se precisar entregar ou retirar alguma
tarefa nos dias da gincana, somente os representantes das equipes poderão
fazê-lo.
6. As equipes deverão manter-se
organizadas e dentro de suas salas durante o período de aula.
7. Quando as tarefas
acontecerem no pátio da escola, salas de
aula ou em qualquer outro espaço, os integrantes das equipes deverão permanecer
juntos e manter os locais limpos e organizados.
8. Não será permitido aos
alunos ausentarem-se de suas salas durante o horário das aulas para realização
de tarefas da Gincana.
9. Para a avaliação dos
trabalhos será formado uma equipe julgadora.
10. Qualquer dúvida, os
representantes da equipe deverão esclarecer com a equipe organizadora.
Avaliação/Julgamento:
Os
trabalhos serão avaliados por equipe de professores. Cada tarefa terá uma pontuação.
O descumprimento das regras acarretará em perda de pontos ou desclassificação.
Classificação/Premiação:
A
equipe classificada será a que marcar mais pontos durante todo o evento. A
premiação será para uma equipe vencedora.
6.
CRONOGRAMA
a) CRONOGRAMA
DE EXECUÇÃO
26 a 29
de Outubro – Decorações do refeitório e sala de aula;
27 a 29
de Outubro - Doação de alimentos não
perecíveis;
26 a 29
de Outubro – Realização de pesquisas sobre o Halloween;
03 de
Novembro – Sala de leitura para ouvir um conto de terror
05 de Novembro
– desfile das fantasias e a apresentação (dança, teatro, musica, poema, etc)
03 a 06
de Novembro – Doação de alimentos não perecíveis;
03 a 06
de Novembro – Quiz sobre o Halloween (baseado na pesquisa que já foi pedida);
13 de
Novembro (sexta-feira 13) – Entrega dos donativos e um pic-nic para a equipe
vencedora.
7. CULMINÂNCIA
- Exposições dos trabalhos no
refeitório;
-Escolha de instituição para
entrega dos alimentos;
-Pique-nique com lanche
comunitário.
8. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante toda
a execução do projeto, devendo-se observar participação, cooperação,
organização, criatividade e níveis de conhecimentos envolvidos.
9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://gincanahalloween.blogspot.com.br/p/projeto.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário