1 - VAMOS INICIAR COM UMA SONDAGEM:
Responda
as questões abaixo:
a-)
Você gosta de ouvir música?
___________________________________________________________
b-)
Onde geralmente você ouve música?
( ) no quarto ( ) na escola
( ) no ônibus ( ) no carro
( ) em casa ( ) caminhando com os amigos
( ) outras
situações__________________________________________________
c)
Você consegue fazer outras atividades enquanto ouve música?
( ) sim
( ) Não
d)
A música altera o seu estado de espírito?
( ) sim
( )não
e) Você acha que a música o(a)
ajuda a resolver problemas?
( )sim ( )não
f)
Você precisa ouvir música antes de dormir?
( )sim
( )não
g) Você acha que a música é um
meio de comunicação ?
( )sim
( )não
2 - ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO:
Observe as imagens e responda as questões:
a)
O que você acha que estas pessoas estão sentindo?
b)
Imagine que elas estão ouvindo música. Em sua opinião todas estão ouvindo o mesmo tipo de música? Por
quê?
c)
Você costuma prestar atenção no significado da letra que a música traz?
3 - AGORA VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO E CONHECER A HISTÓRIA DA MÚSICA:
4 - PRE-READING
MÚSICA:
SOMEONE LIKE YOU
Discutir com os alunos:
a)
Qual é o título da música?
b)
Pelo título do texto, você consegue prever algum aspecto do assunto abordado?
c)
Do que se trata o texto?
d)
Que aspectos são tratados no texto?
e) O que você pode
deduzir a respeito do assunto?
5- LISTENING
Após
as discussões os alunos receberão uma cópia das letras da música com palavras em destaque.
Na sequência, ouvirão
a música circulando a opção
correta entre as duas
palavras em negrito:
Someone Like You
I heard that you're
settled down
That you found a girl/woman and you're married now
I heard that your
dreams came true
Guess she gave you
things I didn't give to do/you
Only/old/ friend, why are you so shy?
Ain't like you to hold
back or hide from the light
I hate to turn up out
of the blue /buy uninvited
But I couldn't stay
away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see
my face
And that you'd be
reminded
That for me it isn't rose/over
Forever/never mind, I'll find someone/but like you
I wish nothing but
the best for you too
Don't forget say,/they I beg
I remember you said:
"Sometimes/some it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
6 - COMPREENSÃO TEXTUAL
a) Qual é o assunto
principal do texto? A quem a autora dirige a mensagem?
b)
O que o eu lírico expressa em relação ao seu antigo namorado?
c)
O que o eu lírico afirma em relação ao amor?
d) Relate o pedido do
eu lírico ao antigo namorado.
e) Para o eu lírico o
amor às vezes dura, às vezes fere. Comente esta expressão.
f) Qual o desejo do eu
lírico em relação ao futuro do antigo namorado?
7 - GRAMÁTICA
rE Recapitular o verbo TO BE
lembrando que:
•Subject pronouns:
o pronome
you
pode ser utilizado tanto no singular (você)
quanto no plural (vocês) e o pronome
it
é utilizado para designar animais, objetos e coisas no singular.
8 - ATIVIDADES
a) Destaque na letra da música o verbo to be e
explique a forma em que ele se
apresenta.
b) Use o ver to be para completar as sentenças nos
versos da música Someone like you e mencionar a forma do verbo.
I
heard that ….. settled down (………………………………..).
That for me .........
over. (………………………………………)
Regrets
and mistakes, ……
memories made (…………………………………..).
9 - CURIOSIDADES
Você
sabe o significado de "AIN’T"?
Esta é uma expressão
que deixa muita gente curiosa. Vê-se muito em letras de música de hip-hop e
rap.
Veja
estas frases:
I am not ugly.
They are not a problem.
Estas frases também
podem ser escritas assim:
I ain’t ugly. (“am not” virou ain’t)They ain’t a problem. (“are not” também virou ain’t)
O ain’t é uma contração de “am not” e “are not”, é uma gíria ou slang.
Por algumas
pessoas é considerado
de uso vulgar, vindo do “povo comum”, usado pela classe baixa da população.
O ain’t não é recomendado
para o uso corriqueiro porque pode criar o estigma
de ignorante à pessoa que o usa..
10 - GAME: IS IT TRUE OR FALSE?
Foram
selecionadas algumas
figuras de personalidades ou profissões,
Foram
escritas 10 sentenças
negativas (5 verdadeiras e 5 falsas)
sobre as figuras escolhidas.
Na
sequencia, as
sentenças serão divididas em dois envelopes (de cores diferentes), dividindo a classe em
dois grupos:
Os
representantes dos grupos “tiram par ou ímpar” (even or odd) sendo que o vencedor escolherá um
envelope e seu grupo começa o jogo.
O
professor mostrará uma
figura (ex: a de uma modelo), dizendo uma sentença negativa e mostrando a frase por escrito
(ex.: She isn’t a teacher), depois fará a
pergunta “Is it
true or false?” para o primeiro
grupo.
A equipe deve dar uma
resposta (neste caso
“TRUE”).
Caso
não saiba a resposta, o grupo deve dizer “SKIP” (que quer dizer “pule, passe”) então
o professor
deve direcionar a pergunta para o outro grupo, que, se responder
corretamente ganha um
ponto, mas se responder errado, marca um ponto
para
a equipe adversária.
O
professor fará uma nova pergunta do envelope da segunda equipe e procede do
mesmo modo como
fez com a primeira, dando continuidade ao jogo até terminarem as
perguntas. Ganhará a equipe que fizer mais pontos.
11 - POST-READING
1. Em grupos discuta
(em português) com os colegas e depois um relator do grupo expõe as ideias:
a) Você acha que o
amor é tudo para as relações humanas? Você já se sentiu ferido?
b) Reflita sobre o verso: Sometimes it lasts in Love, but sometimes it hurts instead. Será
que a pessoa
amada pelo eu- lírico já imaginava que iria machucá-la?
c) É importante
desejar o bem para os outros? Por quê?
d) Discuta sobre a
frase: Arrependimentos
e
erros são feitos de memórias.
e) Você já ouviu
dizer que “o tempo voa”?
f) Qual a relação do
tempo com o amor? Comente sobre isso.
g) O eu lírico afirma:
“vou achar alguém como você”. Você concorda que alguém
pode encontrar outro
ser humano igual ao outro de forma física e psicológica?
2. Descubra a quem se
referem os pronomes solicitados nas frases abaixo, utilizando as
palavras do quadro a seguir:
Amor --
autor -- amigo --
erros
a ) Na linha 1 da primeira estrofe o pronome “I” se
refere ao___________________
b) Na segunda estrofe na primeira linha o pronome “You” se refere ao___________
c)
Na quinta estrofe na primeira linha o pronome “It” se refere ao_______________
d)
Na nona estrofe, na segunda linha o pronome “They” se refere aos___________
professora so tem uma questao que tem amarelo é so uma questao mesmo ou tem alguma coisa de errado
ResponderExcluirNão tem as respostas das questões apresentadas?
ResponderExcluir