quinta-feira, 10 de setembro de 2015

4° aula - "Someone like you" Adele

Nossa aula de amanhã está prontinha!!!

1 - VAMOS INICIAR COM UMA SONDAGEM:

                   Responda as questões abaixo:
                  a-) Você gosta de ouvir música?
                  ___________________________________________________________

                  b-) Onde geralmente você ouve música?
                 (     ) no quarto                                             (     ) na escola
                 (     ) no ônibus                                            (     ) no carro
                 (     ) em casa                                               (     ) caminhando com os amigos
                 (     ) outras situações__________________________________________________

                 c) Você consegue fazer outras atividades enquanto ouve música?
                 (   ) sim    (   ) Não

                 d) A música altera o seu estado de espírito?
                  (   ) sim     (    )não

                 e) Você acha que a música o(a) ajuda a resolver problemas?
                  (    )sim   (   )não

                 f) Você precisa ouvir música antes de dormir?
                  (    )sim    (    )não

                 g) Você acha que a música é um meio de comunicação ?

                  (    )sim    (    )não

                 
                  2 - ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO:

                  Observe as imagens e responda as questões:
                 



a) O que você acha que estas pessoas estão sentindo?
b) Imagine que elas estão ouvindo música. Em sua opinião todas estão ouvindo o mesmo tipo de música? Por quê?
c) Você costuma prestar atenção no significado da letra que a música traz?

3 - AGORA VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO E CONHECER A HISTÓRIA DA MÚSICA:


4 - PRE-READING

MÚSICA: SOMEONE LIKE YOU
Discutir com os alunos:
a) Qual é o título da música?
b) Pelo título do texto, você consegue prever algum aspecto do assunto abordado?
c) Do que se trata o texto?
d) Que aspectos são tratados no texto?
e) O que você pode deduzir a respeito do assunto?

5- LISTENING
Após as discussões os alunos receberão uma cópia das letras da música com palavras em destaque.
 Na sequência, ouvirão a música circulando a opção correta entre as duas palavras em negrito:
Someone Like You
I heard that you're settled down
That you found a girl/woman and you're married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things I didn't give to do/you
Only/old/ friend, why are you so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
I hate to turn up out of the blue /buy uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded
That for me it isn't rose/over
Forever/never mind, I'll find someone/but like you
I wish nothing but the best for you too
Don't forget say,/they I beg
I remember you said:
"Sometimes/some it lasts in love, but sometimes it hurts instead"



6 - COMPREENSÃO TEXTUAL
a) Qual é o assunto principal do texto? A quem a autora dirige a mensagem?
b) O que o eu lírico expressa em relação ao seu antigo namorado?
c) O que o eu lírico afirma em relação ao amor?
d) Relate o pedido do eu lírico ao antigo namorado.
e) Para o eu lírico o amor às vezes dura, às vezes fere. Comente esta expressão.
f) Qual o desejo do eu lírico em relação ao futuro do antigo namorado?

                    7 - GRAMÁTICA
                 
rE                   Recapitular o verbo TO BE

                      lembrando que:
Subject pronouns:  o pronome you pode ser utilizado tanto no singular (você) quanto no plural  (vocês) e o pronome it é utilizado para designar animais, objetos e coisas no singular.  

8 - ATIVIDADES
a) Destaque na letra da música o verbo to be e explique a forma em que ele se  apresenta.
b) Use o ver to be para completar as sentenças nos versos da música Someone like you e mencionar a forma do verbo.
I heard that ….. settled down (………………………………..).
That for me ......... over. (………………………………………)
Regrets and mistakes, …… memories made (…………………………………..).

9 - CURIOSIDADES
Você sabe o significado de "AIN’T"?
Esta é uma expressão que deixa muita gente curiosa. Vê-se muito em letras de música de hip-hop e rap. 
Veja estas frases:
I am not ugly.
They are not a problem.

Estas frases também podem ser escritas assim:
I ain’t ugly. (“am not” virou ain’t)
They ain’t a problem. (“are not” também virou ain’t)

O ain’t é uma contração de “am not” e “are not”, é uma gíria ou slang.
Por algumas pessoas é considerado de uso vulgar, vindo do “povo comum”, usado pela classe baixa da população. 
O ain’t não é recomendado para o uso corriqueiro porque pode criar o estigma de ignorante à pessoa que o usa..

10 - GAME: IS IT TRUE OR FALSE?
Foram selecionadas algumas figuras de personalidades ou profissões,
Foram escritas 10 sentenças negativas (5 verdadeiras e 5 falsas) sobre as figuras escolhidas. 
Na sequencia, as sentenças serão divididas em dois envelopes (de cores diferentes), dividindo a classe em dois grupos:
Os representantes dos grupos “tiram par ou ímpar” (even or odd) sendo que o vencedor escolherá um envelope e seu grupo começa o jogo. 
O professor mostrará uma figura (ex: a de uma modelo), dizendo uma sentença negativa e mostrando a frase por escrito (ex.: She isn’t a teacher), depois fará a pergunta “Is it true or false?” para o primeiro grupo. 
A equipe deve dar uma resposta (neste caso “TRUE”).
Caso não saiba a resposta, o grupo deve dizer “SKIP” (que quer dizer “pule, passe”) então
o professor deve direcionar a pergunta para o outro grupo, que, se responder
corretamente ganha um ponto, mas se responder errado, marca um ponto
para a equipe adversária.
O professor fará uma nova pergunta do envelope da segunda equipe e procede do
mesmo modo como fez com a primeira, dando continuidade ao jogo até terminarem as
perguntas. Ganhará a equipe que fizer mais pontos.

11 - POST-READING
1. Em grupos discuta (em português) com os colegas e depois um relator do grupo expõe as ideias:
a) Você acha que o amor é tudo para as relações humanas? Você já se sentiu ferido?
b) Reflita sobre o verso: Sometimes it lasts in Love, but sometimes it hurts instead. Será
que a pessoa amada pelo eu- lírico já imaginava que iria machucá-la?
c) É importante desejar o bem para os outros? Por quê?
d) Discuta sobre a frase: Arrependimentos e erros são feitos de memórias.
e) Você já ouviu dizer que “o tempo voa”?
f) Qual a relação do tempo com o amor? Comente sobre isso.
g) O eu lírico afirma: “vou achar alguém como você”. Você concorda que alguém
pode encontrar outro ser humano igual ao outro de forma física e psicológica?

2. Descubra a quem se referem os pronomes solicitados nas frases abaixo, utilizando as
palavras do quadro a seguir:
Amor      --   autor   --   amigo   --  erros

a ) Na linha 1 da primeira estrofe o pronome “I” se refere  ao___________________ 
b) Na segunda estrofe na primeira linha o pronome “You” se refere ao___________ 
c) Na quinta estrofe na primeira linha o pronome “It” se refere ao_______________
d) Na nona estrofe, na segunda linha o pronome “They” se refere aos___________




2 comentários:

  1. professora so tem uma questao que tem amarelo é so uma questao mesmo ou tem alguma coisa de errado

    ResponderExcluir
  2. Não tem as respostas das questões apresentadas?

    ResponderExcluir