segunda-feira, 28 de setembro de 2015

6°aula - Regionalização e as gírias (Slang)

OBJETIVO: Aprender sobre regionalização; continentes; moedas no mundo e o uso de gírias (SLANG)

HABILIDADE:  Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras.


 A abertura da aula foi feita pelo professor Janislei onde ele fez uma apresentação em Power Point sobre a regionalização e como as linguagens e costumes mudam em cada região.










As gírias estão associadas a diferentes grupos sociais e têm uma relação estreita com a localização geográfica dos mesmos. Assim, uma gíria falada em Nova York, pode não ser entendida em Los Angeles. Da mesma forma, uma gíria falada em Belo Horizonte pode causar estranhamento ao ser ouvida em Assis.

Depois desta explicação o professor distribuiu as atividades: Localizar continentes em um mapa.

Depois das atividades de Geografia eu iniciei a aula de Inglês:

É muito comum usarmos gírias e expressões locais em nossas conversas do dia a dia, certo? Em inglês, isso não é diferente. E uma maneira de mostrar que você domina a língua, e se dar muito bem ao falar inglês, é conhecer e usar essas gírias. 

Gírias em Londres

*  Cheers, mate! Muito comum em diversas partes da Inglaterra, e também da Austrália, “mate” é um jeito amigável de se direcionar a uma pessoa informalmente.

Hello, mate!” (Olá, amigo!) é um jeito mais descontraído de falar do que apenas Hi!.
Já “cheers” é um jeito casual de dizer obrigado. 

*   Innit?  Essa é uma contração da tag questionIsn’t it?” (não é?), mas evite usar muito, pois pode se tornar irritante a repetição.  As pessoas usam essa contração para pedir uma interação do ouvinte, uma resposta. Então, se alguém disser para você: “Nice weather, innit?” (Tempo bom, não é?), quer dizer que a pessoa está esperando que você concorde e diga “Yes“.


Falando em regionalização ainda, eu faço uma pergunta:
Qual é a moeda usada em Londres?
Nos Estados Unidos é a mesma?
A resposta é NÃO... em Londres é usada a Libra 



Tive a curiosidade para saber quanto ela vale hoje: R$6,67
E no resto do mundo? Como está a cotação? E que moeda é usada?
Então aqui estão algumas moedas:


 Posso usar Euros em Londres?
A resposta é SIM e NÃO.
SIM: Algumas  lojas de departamentos
NÃO: Na maioria das lojas, bares, restaurantes, etc., seus Euros não serão aceitos

SONDAGEM

1 - Você usa muitas gírias no seu dia-a-dia?
(____) sim  (____) não

2- Há situações em que o uso das gírias não é apropriado?
(____) sim  (____) não            Quais?_________________________

3 - Seus pais entendem todas as suas gírias?
(____) sim  (____) não

4 - Onde você aprendeu as gírias que fala? 
(___) Na TV
(___) na rua 
(___)com os amigos
(___) em casa
(___) Em algum outro lugar?________________________________________

Anotem em seus cadernos:
that's cool = é legal!
that's crap! = é horrível!

Qual a sua opinião sobre:
carnival
festa junina
a pagode/axé concert
a rock
a romantic film
playing basketball
dancing ballet
stdying mathematics
DEBATE:
Vocês veem algum problema em usarmos gírias para falarmos com pessoas mais velhas, como nossos avós, por exemplo? Por que?
E em uma entrevista de emprego, é apropriado o uso de gírias? Por que?
E em sala de aula? Por que?
E se fosse proibido falar gírias em sala de aula, o que vocês achariam?
Vocês acham que gírias deveriam ser aceitas nas respostas das provas? Por que?

Nada como aprender gírias ouvindo uma musica do Chris Brown
“Say Goodbye”
ain't: é uma contração presente em quase toda letra de rap. Significa I am not. “Eu não sou”
tryna: contração de trying to (tentando). No sotaque americano, quando você pronuncia trying to bem rápido, soa como tryna. Isso não ocorre com o sotaque britânico, que é mais rígido.
'cause: é uma contração de Because: “Por que” 
Gonna,: contração de going to.  Do verbo “ir”
wanna: contração de want  “Eu quero”
gotta é uma abreviação pra "got to", que significa "tenho que“
I'ma:  significa “I AM GOING TO” – Eu estou indo
 
ACTIVITY
ACTIVITY
A) Match the expressions to their corresponding meaning:
1. What’s up?                          (         ) Eu não tenho/Sou  (‘m not)
2. I’m gonna…                         (           ) Eu tenho  (I want to …)
3. I wanna…                             (          ) Eu tenho  (I want to …)
4. You gotta…                          (          ) Como vai você? (How are you?)
5. See ya!                                 (         ) Eu estou indo  (I’m going to…)
6. Ain’t                                     (          ) Você tem (You have to…)

RESPOSTA:
6  -  3   -   5   -   1   -   2   -   4




Nenhum comentário:

Postar um comentário