domingo, 6 de setembro de 2015

Ementa da Disciplina Eletiva

Secretaria de Estado da Educação - Diretoria de ensino da região de Assis PEI José Augusto Ribeiro

EMENTA DA DISCIPLINA ELETIVA: WHY? UAI?
PUBLICO ALVO: alunos do ensino fundamental.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos - Ciências Humanas

EMENTA: Unindo as áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, propomos trabalhar diferentes períodos da história com músicas e aprender Inglês de uma forma natural. As letras de música contam eventos históricos com uma linguagem fácil de entender.

JUSTIFICATIVA: com este trabalho, pretendemos propiciar aos educadores uma forma inovadora de construção do conhecimento através da música. A música é um meio eficaz de auxílio e dinamização do ensino e da aprendizagem, promovendo o interesse do aluno pelo estudo da Língua Inglesa e contextualizando as aulas com momentos históricos e com a geografia, fazendo com que o aluno se envolva com a música, aprendendo pronúncia e gramática de uma forma divertida. Dessa forma os educandos se sentirão motivados a aprender a pronúncia correta das palavras, para cantarem melhor as músicas que gostam.
Trabalhar a música significa motivar o aluno a pronunciar corretamente as palavras, adquirir vocabulário e aprender o conteúdo. Através desta Eletiva procuramos suprir as necessidades dos alunos, como, por exemplo, a leitura, a aquisição de vocabulário, a escrita,a interpretação textual e a compreensão gramatical do mesmo, incluindo assim as quatro (4) habilidades do Inglês: Reading, writing, listening and speaking.

OBJETIVO GERAL: Incentivar o gosto do aluno pela Língua Inglesa e consequentemente auxiliá-lo através da música nas aulas de História e Geografia. Assim o aluno irá melhorar a leitura, aperfeiçoar a escrita e o vocabulário em inglês; irá aprender a interpretar os textos; irá compreender oralmente e/ou escrita da música; irá desenvolver as habilidades gramaticais; auxiliará na interpretação dos textos de História e Geografia


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:


Geografia
A linguagem dos mapas: (Conteúdo do 6°ano – 2°Bimestre do Currículo)
Orientação relativa
•          A rosa dos ventos, Coordenadas geográficas; 
HABILIDADES:
•          Identificar os pontos cardeais

Representação Cartográfica (Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo)
Visão de mundo
HABILIDADES:
•          Ler e interpretar representações cartográficas

A nova “desordem” mundial  (Conteúdo do 9°ano – 2°Bimestre do Currículo)
A Organização das Nações Unidas (ONU)
HABILIDADES:
•          Identificar, em textos e situações-problema, os fundamentos da cidadania e da democracia

E para aprofundar os conhecimentos: do Ensino Médio:
A África no mundo global
·         O continente africano; África e Europa; África e América
HABILIDADES:
          Extrair informações relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África

História
(Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)
Documentos e mapas
HBILIDADE: Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade

África, o “berço da humanidade” (Conteúdo do 6°ano – 2°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE:Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais;    Reconhecer a África como o lugar de surgimento da humanidade;

Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil (Conteúdo do 7°ano – 4°Bimestre do Currículo).
HABILIDADE: Identificar o trabalho escravo;
      
 Língua Inglesa

Pronomes pessoais e adjetivos possessivos (Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE: Reconhecer o uso de he/his e she/her para referir-se a homens e mulheres,
Respectivamente;  Reconhecer os usos das formas am, is e are (verbo to be)

Preposições de lugar (Conteúdo do 6°ano – 3°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Reconhecer o significado de preposições que descrevem a localização dos objetos no
espaço e de adjetivos que qualificam diferentes substantivos.

Verbos de ação; Tempo verbal: presente, There is/there are (Conteúdo do 7°ano – 1°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Identificar os elementos da estrutura composicional dos gêneros citados

Verbo modal can(Conteúdo do 7°ano – 2°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Reconhecer o uso do presente contínuo para indicar ações em progresso; Reconhecer o uso do verbo modal can para indicar habilidades;  Identificar padrões ortográficos na escrita de palavras; Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras.

Localização de informações explícitas em textos informativos sobre o tema em estudo(Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Ler, compreender, analisar e interpretar


Tempos verbais: passado e presente (retomada) (Conteúdo do 9°ano – 1°Bimestre do Currículo)


METODOLOGIA DE ENSINO:  

 Escolher as músicas com os alunos;
·        Ouvir e cantar, em sala de aula,  músicas escolhidas;
·        Ouvir e completar alguns trechos da música;
·        Leitura das letras das músicas;
·        Interpretação oral das músicas;
·        Trabalhar vocabulário das músicas;
·        Desenvolver atividades gramaticais relacionadas aos conteúdos;
·        Contextualizar o momento histórico;
 -      Corrigir as atividades juntamente com os alunos.
-       Postar no Blog. ( disciplinaeletiva.blogspot.com.br)

MATERIAIS/EQUIPAMENTOS/ RECURSOS
·         Aparelho de som;
·         Caixa de som;
·         Computadores;
·         Data Show;
·         Xerox.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMA avaliação será mediante observação e correção das atividades. A Participação, o envolvimento e o comprometimento serão levados em conta na avaliação. Espera que os alunos tornem um agente multiplicador dentro de seu contexto familiar e comunidades que frequentam diariamente, assumindo seu papel como agente cultural, um cidadão autônomo, solidário e competente. 

CULMINÂNCIA
 Para a culminância planejamos fazer uma exposição com os cartazes trabalhos feitos pelos alunos. Apresentar um vídeo feito pelos próprios alunos com as musicas que aprenderam. E deixaremos que os alunos decidam o que mais apresentar, estimulando assim o protagonismo juvenil de nossos educandos.

CRONOGRAMA:
De Agosto a Dezembro: As aulas serão definidas pelas músicas que os alunos escolherem, contextualizando-as com os momentos históricos que as influenciaram.

EQUIPE DE ELABORAÇÃO:Prof. Adriana e Prof. Janislei


REFERÊNCIAS:Currículo do Estado de São Paulo, temas transversais, 
Diretrizes do Programa de Ensino Integral e pesquisa na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário