EMENTA DA DISCIPLINA ELETIVA: WHY? UAI?
PUBLICO ALVO: alunos do ensino fundamental.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos - Ciências Humanas
EMENTA: Unindo as áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, propomos trabalhar diferentes períodos da história com músicas e aprender Inglês de uma forma natural. As letras de música contam eventos históricos com uma linguagem fácil de entender.
JUSTIFICATIVA: com este trabalho, pretendemos propiciar aos educadores uma forma inovadora de construção do conhecimento através da música. A música é um meio eficaz de auxílio e dinamização do ensino e da aprendizagem, promovendo o interesse do aluno pelo estudo da Língua Inglesa e contextualizando as aulas com momentos históricos e com a geografia, fazendo com que o aluno se envolva com a música, aprendendo pronúncia e gramática de uma forma divertida. Dessa forma os educandos se sentirão motivados a aprender a pronúncia correta das palavras, para cantarem melhor as músicas que gostam.
Trabalhar a música significa motivar o
aluno a pronunciar corretamente as palavras, adquirir vocabulário e aprender o
conteúdo. Através desta Eletiva procuramos suprir as necessidades dos alunos,
como, por exemplo, a leitura, a aquisição de vocabulário, a escrita,a
interpretação textual e a compreensão gramatical do mesmo, incluindo assim as
quatro (4) habilidades do Inglês: Reading, writing, listening and speaking.
OBJETIVO GERAL: Incentivar o gosto do aluno pela Língua Inglesa e consequentemente auxiliá-lo através da música nas aulas de História e Geografia. Assim o aluno irá melhorar a leitura, aperfeiçoar a escrita e o vocabulário em inglês; irá aprender a interpretar os textos; irá compreender oralmente e/ou escrita da música; irá desenvolver as habilidades gramaticais; auxiliará na interpretação dos textos de História e Geografia.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO - HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
Geografia
A linguagem dos mapas: (Conteúdo do 6°ano
– 2°Bimestre do Currículo)
Orientação relativa
• A rosa dos ventos, Coordenadas
geográficas;
HABILIDADES:
• Identificar os pontos
cardeais
Representação Cartográfica (Conteúdo do 8°ano
– 1°Bimestre do Currículo)
Visão de mundo
HABILIDADES:
• Ler e interpretar
representações cartográficas
A nova “desordem” mundial (Conteúdo do 9°ano – 2°Bimestre do Currículo)
A Organização das Nações Unidas (ONU)
HABILIDADES:
• Identificar, em textos e
situações-problema, os fundamentos da cidadania e da democracia
E para aprofundar os conhecimentos: do Ensino Médio:
A África no mundo global
·
O continente africano; África e Europa; África e
América
HABILIDADES:
• Extrair informações
relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África
História
(Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)
Documentos e mapas
HBILIDADE: Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade
África, o “berço da humanidade” (Conteúdo do 6°ano
– 2°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE:Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre
as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais; Reconhecer a África como o lugar de surgimento
da humanidade;
Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil (Conteúdo do 7°ano – 4°Bimestre do Currículo).
HABILIDADE: Identificar o trabalho escravo;
Língua Inglesa
Pronomes pessoais e
adjetivos possessivos (Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE: Reconhecer o uso de he/his e she/her para referir-se a homens e
mulheres,
Respectivamente; Reconhecer os usos das formas am, is e are (verbo to be)
Preposições
de lugar (Conteúdo do 6°ano – 3°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE:
Reconhecer
o significado de preposições que descrevem a localização dos objetos no
espaço e
de adjetivos que qualificam diferentes substantivos.
Verbos de
ação; Tempo verbal: presente, There
is/there are (Conteúdo do 7°ano – 1°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE:
Identificar os elementos da estrutura composicional dos gêneros citados
Verbo
modal can(Conteúdo do 7°ano – 2°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE:
Reconhecer
o uso do presente contínuo para indicar ações em progresso; Reconhecer o uso do
verbo modal can para indicar habilidades; Identificar padrões ortográficos na escrita
de palavras; Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na
análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e
leituras.
Localização
de informações explícitas em textos informativos sobre o tema em estudo(Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE: Ler,
compreender, analisar e interpretar
Tempos
verbais: passado e presente (retomada) (Conteúdo do 9°ano
– 1°Bimestre do Currículo)
METODOLOGIA
DE ENSINO:
Escolher as músicas com os alunos;
· Ouvir e cantar, em sala de aula,
músicas escolhidas;
· Ouvir e completar alguns trechos da música;
· Leitura das letras das músicas;
· Interpretação oral das músicas;
· Trabalhar vocabulário das músicas;
· Desenvolver atividades gramaticais relacionadas aos conteúdos;
·
Contextualizar o momento histórico;
-
Corrigir as atividades juntamente com os alunos.
- Postar no Blog. (
disciplinaeletiva.blogspot.com.br)
MATERIAIS/EQUIPAMENTOS/ RECURSOS:
·
Aparelho de som;
·
Caixa de som;
·
Computadores;
·
Data Show;
·
Xerox.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A avaliação será mediante observação e correção das
atividades. A Participação, o envolvimento e o comprometimento serão levados em
conta na avaliação. Espera que os alunos tornem um agente multiplicador dentro
de seu contexto familiar e comunidades que frequentam diariamente, assumindo
seu papel como agente cultural, um cidadão autônomo, solidário e competente.
CULMINÂNCIA:
Para a culminância planejamos fazer uma
exposição com os cartazes trabalhos feitos pelos alunos. Apresentar um vídeo
feito pelos próprios alunos com as musicas que aprenderam. E deixaremos que os
alunos decidam o que mais apresentar, estimulando assim o protagonismo juvenil
de nossos educandos.
CRONOGRAMA:
De Agosto a Dezembro: As
aulas serão definidas pelas músicas que os alunos escolherem,
contextualizando-as com os momentos históricos que as influenciaram.
EQUIPE DE ELABORAÇÃO:Prof. Adriana e Prof. Janislei
REFERÊNCIAS:Currículo
do Estado de São Paulo, temas transversais,
Diretrizes do Programa de Ensino Integral e pesquisa na internet. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário