Duração: 2 aulas
Professores:Adriana e Janislei
Aula Acompanhada e Assistida pela nossa Coordenadora Geral: Keyla Cristina Borgato
Objetivo:
Geografia
A linguagem dos mapas: (Conteúdo do 6°ano
– 2°Bimestre do Currículo)
Orientação relativa
• A rosa dos ventos, Coordenadas
geográficas;
HABILIDADES:
• Identificar os pontos
cardeais
História
Documentos e mapas (Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE: Reconhecer os
acontecimentos históricos
Língua Inglesa
Localização
de informações explícitas em textos informativos (Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE: Ler,
compreender, analisar e interpretar
Começamos com uma sensibilização:
1 - Apresentação da música "Redemption song" na versão de Lauryn Hill e Zig Marley, e cantada por uma de nossas alunas Helen Rocha.
2 - Fizemos uma retomada do que aprendemos até agora:
QUAL FOI A 1° MUSICA
QUE APRENDEMOS?
SOBRE O QUE ELA FALA
( QUAL O TEMA)?
FALA DE QUAL PAÍS?
QUAL ATIVIDADE FOI FEITA PARA LOCALIZAR
OS PAISES CITADOS NA LETRA?
EM QUE FOI BASEADA A LETRA DESTA MÚSICA?
3 - Assim que os alunos dissera que a letra da musica foi baseada em um discurso, apresentamos a eles o discurso e abrimos espaço para discussão:
Guerra
Até que a filosofia que torna uma raça superior
E outra inferior, seja finalmente permanentemente
Desacreditada e abandonada havera guerra
Eu digo guerra
Até que não existam mais cidadãos
De 1º e 2º classe em qualquer nação
Até que a cor da pele de um homem
Não tenha maior significado que a cor
Dos seus olhos havera guerra
Até que todos os direitos básicos
Sejam igualmente garantido para todos
Sem privilégios de raça, terá guerra
Até esse dia o sonho da paz final
Da almejada cidadania e o papel
Da moralidade internacional
Não sera mais que mera ilusão
a ser percebida e nunca atingida
Por enquanto havera guerra, guerra
Até que os ignóbeis e infelizes regimes
Que prendem nossos irmãos em Angola
Em Mozambique, África do Sul escravizada
Não mais existam e sejam destruídos
Haverá guerra, eu disse guerra
Guerra no leste, guerra no oeste
guerra no norte, Guerra no sul
guerra, guerra, rumores de guerra
E até esse dia, o continente africano
conhecerá a paz Nós africanos lutaremos
Achamos isto necessário e sabemos que devemos ganhar
E estamos confiantes na vitória
O bem sobre o mal, bem sobre o mal
4- Levamos um Globo Terrestre para a sala de aula e pedimos para que localizassem a África no globo. Foi bem divertido!!!
Era um parecido com este:
5 - Com a letra em mãos, o professor Janislei perguntou:
QUAIS SÃO OS
PONTOS CARDEAIS CITADOS NA LETRA?
O QUE USAMOS PARA
LOCALIZAR OS PONTOS CARDEAIS?
6 - Depois da explicação, nós distribuimos uma figura da Rosa dos Ventos e pedimos para que preenchessem com os pontos cardeais:
Que feito pelos alunos, ficou assim:
7 - Janislei deu um show de aula explicando aos alunos:
•O símbolo da Rosa dos
Ventos representa uma volta completa do horizonte,
com
seus pontos
cardeais: norte, sul, leste e
oeste;
e pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste;
8 - CURIOSIDADES:
•Significados e Simbologias da Rosa dos Ventos
•a Rosa
dos Ventos é um dos símbolos da navegação, e representa o rumo certo, a decisão
ponderada, a melhor escolha,
simbolizando também a sorte e bons ventos.
•
Rosa
dos Ventos na Máfia Russa
•A Rosa
dos Ventos é um dos
símbolos mais usados em tatuagens entre os membros da máfia
russa, e significa
supremacia, superioridade, muitas vezes associada a questões raciais.
• Quando é tatuada nos
joelhos, a Rosa dos Ventos indica que aquela pessoa não se ajoelha e nem se
dobra diante de ninguém e de nenhuma força, nem mesmo de Deus. Quando a
Rosa dos Ventos é tatuada acima do coração, significa que a pessoa se tornou um
membro da máfia russa.
9 - Tarefa de casa:
Produzir uma Rosa dos Ventos CRIATIVA.
Aqui estão alguns exemplos
10 - VAMOS ESCOLHER AS PRÓXIMAS AULAS??
COLOQUE NO PAPEL O
NÚMERO ESCOLHIDO E UMA SUGESTÃO
1 - BECAUSE OF YOU - KELLY
CLARKSON
2 - SOMEONE LIKE YOU – ADELE
3 - FIREWORK – KATY PERRY
E QUAL A SUA SUGESTÃO??
Nenhum comentário:
Postar um comentário