quinta-feira, 10 de setembro de 2015

4° aula - "Someone like you" Adele

Nossa aula de amanhã está prontinha!!!

1 - VAMOS INICIAR COM UMA SONDAGEM:

                   Responda as questões abaixo:
                  a-) Você gosta de ouvir música?
                  ___________________________________________________________

                  b-) Onde geralmente você ouve música?
                 (     ) no quarto                                             (     ) na escola
                 (     ) no ônibus                                            (     ) no carro
                 (     ) em casa                                               (     ) caminhando com os amigos
                 (     ) outras situações__________________________________________________

                 c) Você consegue fazer outras atividades enquanto ouve música?
                 (   ) sim    (   ) Não

                 d) A música altera o seu estado de espírito?
                  (   ) sim     (    )não

                 e) Você acha que a música o(a) ajuda a resolver problemas?
                  (    )sim   (   )não

                 f) Você precisa ouvir música antes de dormir?
                  (    )sim    (    )não

                 g) Você acha que a música é um meio de comunicação ?

                  (    )sim    (    )não

                 
                  2 - ATIVIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO:

                  Observe as imagens e responda as questões:
                 



a) O que você acha que estas pessoas estão sentindo?
b) Imagine que elas estão ouvindo música. Em sua opinião todas estão ouvindo o mesmo tipo de música? Por quê?
c) Você costuma prestar atenção no significado da letra que a música traz?

3 - AGORA VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO E CONHECER A HISTÓRIA DA MÚSICA:


4 - PRE-READING

MÚSICA: SOMEONE LIKE YOU
Discutir com os alunos:
a) Qual é o título da música?
b) Pelo título do texto, você consegue prever algum aspecto do assunto abordado?
c) Do que se trata o texto?
d) Que aspectos são tratados no texto?
e) O que você pode deduzir a respeito do assunto?

5- LISTENING
Após as discussões os alunos receberão uma cópia das letras da música com palavras em destaque.
 Na sequência, ouvirão a música circulando a opção correta entre as duas palavras em negrito:
Someone Like You
I heard that you're settled down
That you found a girl/woman and you're married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things I didn't give to do/you
Only/old/ friend, why are you so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
I hate to turn up out of the blue /buy uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded
That for me it isn't rose/over
Forever/never mind, I'll find someone/but like you
I wish nothing but the best for you too
Don't forget say,/they I beg
I remember you said:
"Sometimes/some it lasts in love, but sometimes it hurts instead"



6 - COMPREENSÃO TEXTUAL
a) Qual é o assunto principal do texto? A quem a autora dirige a mensagem?
b) O que o eu lírico expressa em relação ao seu antigo namorado?
c) O que o eu lírico afirma em relação ao amor?
d) Relate o pedido do eu lírico ao antigo namorado.
e) Para o eu lírico o amor às vezes dura, às vezes fere. Comente esta expressão.
f) Qual o desejo do eu lírico em relação ao futuro do antigo namorado?

                    7 - GRAMÁTICA
                 
rE                   Recapitular o verbo TO BE

                      lembrando que:
Subject pronouns:  o pronome you pode ser utilizado tanto no singular (você) quanto no plural  (vocês) e o pronome it é utilizado para designar animais, objetos e coisas no singular.  

8 - ATIVIDADES
a) Destaque na letra da música o verbo to be e explique a forma em que ele se  apresenta.
b) Use o ver to be para completar as sentenças nos versos da música Someone like you e mencionar a forma do verbo.
I heard that ….. settled down (………………………………..).
That for me ......... over. (………………………………………)
Regrets and mistakes, …… memories made (…………………………………..).

9 - CURIOSIDADES
Você sabe o significado de "AIN’T"?
Esta é uma expressão que deixa muita gente curiosa. Vê-se muito em letras de música de hip-hop e rap. 
Veja estas frases:
I am not ugly.
They are not a problem.

Estas frases também podem ser escritas assim:
I ain’t ugly. (“am not” virou ain’t)
They ain’t a problem. (“are not” também virou ain’t)

O ain’t é uma contração de “am not” e “are not”, é uma gíria ou slang.
Por algumas pessoas é considerado de uso vulgar, vindo do “povo comum”, usado pela classe baixa da população. 
O ain’t não é recomendado para o uso corriqueiro porque pode criar o estigma de ignorante à pessoa que o usa..

10 - GAME: IS IT TRUE OR FALSE?
Foram selecionadas algumas figuras de personalidades ou profissões,
Foram escritas 10 sentenças negativas (5 verdadeiras e 5 falsas) sobre as figuras escolhidas. 
Na sequencia, as sentenças serão divididas em dois envelopes (de cores diferentes), dividindo a classe em dois grupos:
Os representantes dos grupos “tiram par ou ímpar” (even or odd) sendo que o vencedor escolherá um envelope e seu grupo começa o jogo. 
O professor mostrará uma figura (ex: a de uma modelo), dizendo uma sentença negativa e mostrando a frase por escrito (ex.: She isn’t a teacher), depois fará a pergunta “Is it true or false?” para o primeiro grupo. 
A equipe deve dar uma resposta (neste caso “TRUE”).
Caso não saiba a resposta, o grupo deve dizer “SKIP” (que quer dizer “pule, passe”) então
o professor deve direcionar a pergunta para o outro grupo, que, se responder
corretamente ganha um ponto, mas se responder errado, marca um ponto
para a equipe adversária.
O professor fará uma nova pergunta do envelope da segunda equipe e procede do
mesmo modo como fez com a primeira, dando continuidade ao jogo até terminarem as
perguntas. Ganhará a equipe que fizer mais pontos.

11 - POST-READING
1. Em grupos discuta (em português) com os colegas e depois um relator do grupo expõe as ideias:
a) Você acha que o amor é tudo para as relações humanas? Você já se sentiu ferido?
b) Reflita sobre o verso: Sometimes it lasts in Love, but sometimes it hurts instead. Será
que a pessoa amada pelo eu- lírico já imaginava que iria machucá-la?
c) É importante desejar o bem para os outros? Por quê?
d) Discuta sobre a frase: Arrependimentos e erros são feitos de memórias.
e) Você já ouviu dizer que “o tempo voa”?
f) Qual a relação do tempo com o amor? Comente sobre isso.
g) O eu lírico afirma: “vou achar alguém como você”. Você concorda que alguém
pode encontrar outro ser humano igual ao outro de forma física e psicológica?

2. Descubra a quem se referem os pronomes solicitados nas frases abaixo, utilizando as
palavras do quadro a seguir:
Amor      --   autor   --   amigo   --  erros

a ) Na linha 1 da primeira estrofe o pronome “I” se refere  ao___________________ 
b) Na segunda estrofe na primeira linha o pronome “You” se refere ao___________ 
c) Na quinta estrofe na primeira linha o pronome “It” se refere ao_______________
d) Na nona estrofe, na segunda linha o pronome “They” se refere aos___________




domingo, 6 de setembro de 2015

Ementa da Disciplina Eletiva

Secretaria de Estado da Educação - Diretoria de ensino da região de Assis PEI José Augusto Ribeiro

EMENTA DA DISCIPLINA ELETIVA: WHY? UAI?
PUBLICO ALVO: alunos do ensino fundamental.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagens e Códigos - Ciências Humanas

EMENTA: Unindo as áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, propomos trabalhar diferentes períodos da história com músicas e aprender Inglês de uma forma natural. As letras de música contam eventos históricos com uma linguagem fácil de entender.

JUSTIFICATIVA: com este trabalho, pretendemos propiciar aos educadores uma forma inovadora de construção do conhecimento através da música. A música é um meio eficaz de auxílio e dinamização do ensino e da aprendizagem, promovendo o interesse do aluno pelo estudo da Língua Inglesa e contextualizando as aulas com momentos históricos e com a geografia, fazendo com que o aluno se envolva com a música, aprendendo pronúncia e gramática de uma forma divertida. Dessa forma os educandos se sentirão motivados a aprender a pronúncia correta das palavras, para cantarem melhor as músicas que gostam.
Trabalhar a música significa motivar o aluno a pronunciar corretamente as palavras, adquirir vocabulário e aprender o conteúdo. Através desta Eletiva procuramos suprir as necessidades dos alunos, como, por exemplo, a leitura, a aquisição de vocabulário, a escrita,a interpretação textual e a compreensão gramatical do mesmo, incluindo assim as quatro (4) habilidades do Inglês: Reading, writing, listening and speaking.

OBJETIVO GERAL: Incentivar o gosto do aluno pela Língua Inglesa e consequentemente auxiliá-lo através da música nas aulas de História e Geografia. Assim o aluno irá melhorar a leitura, aperfeiçoar a escrita e o vocabulário em inglês; irá aprender a interpretar os textos; irá compreender oralmente e/ou escrita da música; irá desenvolver as habilidades gramaticais; auxiliará na interpretação dos textos de História e Geografia


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:


Geografia
A linguagem dos mapas: (Conteúdo do 6°ano – 2°Bimestre do Currículo)
Orientação relativa
•          A rosa dos ventos, Coordenadas geográficas; 
HABILIDADES:
•          Identificar os pontos cardeais

Representação Cartográfica (Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo)
Visão de mundo
HABILIDADES:
•          Ler e interpretar representações cartográficas

A nova “desordem” mundial  (Conteúdo do 9°ano – 2°Bimestre do Currículo)
A Organização das Nações Unidas (ONU)
HABILIDADES:
•          Identificar, em textos e situações-problema, os fundamentos da cidadania e da democracia

E para aprofundar os conhecimentos: do Ensino Médio:
A África no mundo global
·         O continente africano; África e Europa; África e América
HABILIDADES:
          Extrair informações relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África

História
(Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)
Documentos e mapas
HBILIDADE: Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade

África, o “berço da humanidade” (Conteúdo do 6°ano – 2°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE:Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais;    Reconhecer a África como o lugar de surgimento da humanidade;

Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil (Conteúdo do 7°ano – 4°Bimestre do Currículo).
HABILIDADE: Identificar o trabalho escravo;
      
 Língua Inglesa

Pronomes pessoais e adjetivos possessivos (Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)
HABILIDADE: Reconhecer o uso de he/his e she/her para referir-se a homens e mulheres,
Respectivamente;  Reconhecer os usos das formas am, is e are (verbo to be)

Preposições de lugar (Conteúdo do 6°ano – 3°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Reconhecer o significado de preposições que descrevem a localização dos objetos no
espaço e de adjetivos que qualificam diferentes substantivos.

Verbos de ação; Tempo verbal: presente, There is/there are (Conteúdo do 7°ano – 1°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Identificar os elementos da estrutura composicional dos gêneros citados

Verbo modal can(Conteúdo do 7°ano – 2°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Reconhecer o uso do presente contínuo para indicar ações em progresso; Reconhecer o uso do verbo modal can para indicar habilidades;  Identificar padrões ortográficos na escrita de palavras; Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras.

Localização de informações explícitas em textos informativos sobre o tema em estudo(Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE: Ler, compreender, analisar e interpretar


Tempos verbais: passado e presente (retomada) (Conteúdo do 9°ano – 1°Bimestre do Currículo)


METODOLOGIA DE ENSINO:  

 Escolher as músicas com os alunos;
·        Ouvir e cantar, em sala de aula,  músicas escolhidas;
·        Ouvir e completar alguns trechos da música;
·        Leitura das letras das músicas;
·        Interpretação oral das músicas;
·        Trabalhar vocabulário das músicas;
·        Desenvolver atividades gramaticais relacionadas aos conteúdos;
·        Contextualizar o momento histórico;
 -      Corrigir as atividades juntamente com os alunos.
-       Postar no Blog. ( disciplinaeletiva.blogspot.com.br)

MATERIAIS/EQUIPAMENTOS/ RECURSOS
·         Aparelho de som;
·         Caixa de som;
·         Computadores;
·         Data Show;
·         Xerox.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMA avaliação será mediante observação e correção das atividades. A Participação, o envolvimento e o comprometimento serão levados em conta na avaliação. Espera que os alunos tornem um agente multiplicador dentro de seu contexto familiar e comunidades que frequentam diariamente, assumindo seu papel como agente cultural, um cidadão autônomo, solidário e competente. 

CULMINÂNCIA
 Para a culminância planejamos fazer uma exposição com os cartazes trabalhos feitos pelos alunos. Apresentar um vídeo feito pelos próprios alunos com as musicas que aprenderam. E deixaremos que os alunos decidam o que mais apresentar, estimulando assim o protagonismo juvenil de nossos educandos.

CRONOGRAMA:
De Agosto a Dezembro: As aulas serão definidas pelas músicas que os alunos escolherem, contextualizando-as com os momentos históricos que as influenciaram.

EQUIPE DE ELABORAÇÃO:Prof. Adriana e Prof. Janislei


REFERÊNCIAS:Currículo do Estado de São Paulo, temas transversais, 
Diretrizes do Programa de Ensino Integral e pesquisa na internet.


sábado, 5 de setembro de 2015

5 motivos para aprender Inglês com música



1. A música desenvolve a habilidade de ouvir:


Para treinar o "listening" você deve encontrar uma música que goste, ouvi-la várias vezes ajuda a memorizar. Depois identifique como as palavras são pronunciadas.

2. A música desenvolve a habilidade de falar:


Quando cantamos junto com a música, aprendemos novos vocabulários, o que ajuda na pronuncia da língua estrangeira. Não precisa saber cantar, basta apenas repetir os versos.

3. A música ajuda a desenvolver a escrita e o vocabulário:


 Com o aumento do vocabulário, aumenta a melhora na escrita, uma dica é copiar a letra e pesquisar as palavras que você não conhecia, muito simples mas muito eficaz. Anote sempre em um caderno e quando tiver dúvidas basta consultá-lo.

4. A música ajuda a desenvolver a leitura:


Quando você acompanha a música com a letra em mãos, ajuda na leitura. Leia sempre em voz alta para treinar a pronuncia.

5. A música ajuda a desenvolver a capacidade de traduzir e interpretar:


Estudar uma letra de música ajuda a desenvolver o senso crítico, é importante pesquisar o que ela quer dizer e contextualizá-la com o momento histórico em que ela foi escrita. 

Aula com música

A proposta das aulas de Inglês com música é que a aula se torne mais mais atrativa e divertida, fazendo com que os alunos se envolvam e aprendendam de forma mais natural possível a fluência oral na língua estrangeira.
Com o estudo das letras os alunos adquirem uma visão crítica de mundo, para isso contamos com a parceria do professor Janislei.
E por fim, para aprender a cantar nada melhor que um Karaokê.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Fotos da 3° aula

Professor Janislei contextualizando a letra da musica "WAR"


Aula Acompanhada pela nossa Coordenadora Geral Keyla

  


Alunos concentrados na explicação



 

Trabalho sendo realizado com prazer







3°aula "Rosa dos Ventos"

Hoje a aula foi maravilhosa, conseguimos conciliar História, Geografia e Inglês em uma única aula.

Duração: 2 aulas
Professores:Adriana e Janislei

Aula Acompanhada e Assistida pela nossa Coordenadora Geral: Keyla Cristina Borgato

Objetivo:

Geografia

A linguagem dos mapas: (Conteúdo do 6°ano – 2°Bimestre do Currículo)

Orientação relativa
•          A rosa dos ventos, Coordenadas geográficas; 

HABILIDADES:
          Identificar os pontos cardeais 


História

Documentos e mapas (Conteúdo do 6°ano – 1°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE:             Reconhecer os acontecimentos históricos 


       Língua Inglesa 

Localização de informações explícitas em textos informativos (Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo)

HABILIDADE:              Ler, compreender, analisar e interpretar


Começamos com uma sensibilização:

1 - Apresentação da música "Redemption song" na versão de Lauryn Hill e Zig Marley, e cantada por uma de nossas alunas Helen Rocha.




2 - Fizemos uma retomada do que aprendemos até agora:

QUAL FOI A 1° MUSICA QUE APRENDEMOS?
SOBRE O QUE ELA FALA ( QUAL O TEMA)?
FALA DE QUAL PAÍS?
QUAL ATIVIDADE FOI FEITA PARA LOCALIZAR OS PAISES CITADOS NA LETRA?
EM QUE FOI  BASEADA A LETRA DESTA MÚSICA?

3 - Assim que os alunos dissera que a letra da musica foi baseada em um discurso, apresentamos a eles o discurso e abrimos espaço para discussão:



Guerra 
Até que a filosofia que torna uma raça superior
E outra inferior, seja finalmente permanentemente
Desacreditada e abandonada havera guerra
Eu digo guerra


Até que não existam mais cidadãos
De 1º e 2º classe em qualquer nação
Até que a cor da pele de um homem
Não tenha maior significado que a cor
Dos seus olhos havera guerra


Até que todos os direitos básicos
Sejam igualmente garantido para todos
Sem privilégios de raça, terá guerra


Até esse dia o sonho da paz final
Da almejada cidadania e o papel
Da moralidade internacional
Não sera mais que mera ilusão
a ser percebida e nunca atingida
Por enquanto havera guerra, guerra


Até que os ignóbeis e infelizes regimes
Que prendem nossos irmãos em Angola
Em Mozambique, África do Sul escravizada
Não mais existam e sejam destruídos
Haverá guerra, eu disse guerra


Guerra no leste, guerra no oeste
guerra no norte, Guerra no sul
guerra, guerra, rumores de guerra


E até esse dia, o continente africano
conhecerá a paz Nós africanos lutaremos
Achamos isto necessário e sabemos que devemos ganhar
E estamos confiantes na vitória


O bem sobre o mal, bem sobre o mal


4-  Levamos um Globo Terrestre para a sala de aula e pedimos para que localizassem a África no globo. Foi bem divertido!!!
Era um parecido com este:

5 - Com a letra em mãos, o professor Janislei perguntou:

QUAIS SÃO OS PONTOS CARDEAIS CITADOS NA LETRA?
O QUE USAMOS PARA LOCALIZAR OS PONTOS CARDEAIS?

6 - Depois da explicação, nós distribuimos uma figura da Rosa dos Ventos e pedimos para que preenchessem com os pontos cardeais:
Que feito pelos alunos, ficou assim:






7 - Janislei deu um show de aula explicando aos alunos:

O símbolo da Rosa dos Ventos representa uma volta completa do horizonte,
com seus pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste; 
pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste;

O termo "Rosa dos Ventos", surgiu justamente devido à semelhança dos pontos cardeais com as pétalas da flor.
8  -  CURIOSIDADES:

Significados e Simbologias da Rosa dos Ventos
Rosa dos Ventos é um dos símbolos da navegação, e representa o rumo certo, a decisão ponderada, a melhor escolha, simbolizando também a sorte e bons ventos.
Rosa dos Ventos na Máfia Russa
Rosa dos Ventos é um dos símbolos mais usados em tatuagens entre os membros da máfia russa, e significa supremacia, superioridade, muitas vezes associada a questões raciais.
Quando é tatuada nos joelhos, a Rosa dos Ventos indica que aquela pessoa não se ajoelha e nem se dobra diante de ninguém e de nenhuma força, nem mesmo de Deus. Quando a Rosa dos Ventos é tatuada acima do coração, significa que a pessoa se tornou um membro da máfia russa. 
9 -   Tarefa de casa: 
Produzir uma Rosa dos Ventos  CRIATIVA.
Aqui estão alguns exemplos

10  -  VAMOS ESCOLHER AS PRÓXIMAS AULAS??
COLOQUE NO PAPEL O NÚMERO ESCOLHIDO E UMA SUGESTÃO

1 - BECAUSE OF YOU  - KELLY CLARKSON

2 - SOMEONE LIKE YOU – ADELE
3 - FIREWORK – KATY PERRY
E QUAL A SUA SUGESTÃO??




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Aquecendo para amanhã!!

Hoje a tarde,  alguns dos nossos alunos, se reuniram para tocar violão e cantar um pouco, este entrosamento entre alunos tem nos deixado muito orgulhosos!!!!
Ah... Gostaríamos de agradecer a Bruna Palmieri que gentilmente nos cedeu seu violão. Não tem nada mais gostoso que esta interação e empenho de todos!!!