PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA
“MANUAL DE MUNDO - WHY? UAI?”
PROFESSORES:
ADRIANA PALMIERI DE SOUZA
GERSON DONIZETE DARÉ
COORDENADORA
GERAL: MARIA TERESA FIORIO
2017
1º SEMESTRE – 2017
As Disciplinas Eletivas, de duração semestral, possibilitam ao aluno a
construção do seu próprio currículo; ampliação, diversificação e/ou
aprofundamento de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou
área de conhecimento que não são garantidas no espaço cotidiano disciplinar; o
desenvolvimento de projetos de acordo com os seus interesses relacionados aos
seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; o favorecimento da
preparação para a futura aquisição de capacidades específicas e de gestão para
o mundo do trabalho, dentre outras.
OBJETIVO
O objetivo desta
Disciplina Eletiva é proporcionar aos nossos alunos um caminho de
diversificação das experiências escolares com o objetivo de aprofundar,
enriquecer e ampliar os estudos relativos ás áreas do conhecimento contempladas
na base nacional comum.
A proposta da
nossa Disciplina Eletiva é conciliar as aulas de Inglês com as aulas de Geografia,
onde os alunos se envolverão em situações didáticas diversificadas,
desenvolvendo e consolidando e as disciplinas de Inglês e Geografia de forma
contextualizada sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Eles escolhem
a Eletiva que pretendem cursar e assim participam da construção do seu próprio
currículo relacionado com seu Projeto de Vida.
META
Fazer com eu o
aluno construa seu conhecimento de maneira lúdica e que com isso melhore seu
desempenho nas aulas da base nacional comum.
Nome
dos Alunos:
8°A - AMANDA ESTEVAM
8°A – ARIANE DO
NASCIMENTO
8°A - DANIELLE DIAS MIRANDA
8°A - GABRIELLE LIMA
8°A - JULIA INOCENCIO
8°A - MARIA VITÓRIA VIEIRA
8°A - NICOLE STEFANI
8°A – RENAN
RODRIGUES
8°A - THAYNARA MARIA
8°B – FERNANDA
SANTOS
8°B – GEOVANA
COSTA ROCHA
8°B –LAÍS
VITÓRIA
8°B –MARIANA
NUNES
8°B – MURILO
CAVALCANTE
8°B – RODRIGO DE
BARROS FILHO
8°B – THAYNARA
ROSA
8°C – ELCIO
ALVES DE SOUZA
8°C – JULIANE FERNANDES
8°C –SABRYNA STEFANY
8°C –SHAYANE
ALVES
9°A – CHRISTIAN
GABRIEL
9°A – TALITA
FERNANDES
9°B – AMANDA
RIBEIRO NASCIMENTO
9°B – CARLOS
EDUARDO CAIQUE
9°B – DAINARA
MOREIRA
9°B – FELIPE
BERNARDO
9°B – GEOVANNA
SILVA
9°B – IGOR
CORREIA
9°B – ISADORA
RIBEIRO
9°B –JEAN LUCA
9°B – JOSÉ
HENRIQUE FLORES
9°B – JULIANA
SANTOS
9°B –RAFAEL
DUARTE
9°B – WELLINGTON
DE OLIVEIRA
9°B – YURI DA
SILVA
EMENTA: Unindo
as áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, propomos trabalhar de
forma divertida as curiosidades do mundo, estabelecendo relações entre datas
comemorativas, os eventos especiais, os festivais do Brasil com os de outros
países, enfocando os aspectos socioculturais.
Pretendemos tirar as dúvidas sobre Intercâmbio, costumes e cultura e
sobre a Língua Inglesa, de forma natural e Lúdica.
JUSTIFICATIVA: com este trabalho, pretendemos propiciar aos alunos uma forma inovadora
de construção do conhecimento através de um assunto que atrai cada vez os
estudantes, o Intercâmbio.
Com vídeos sobre curiosidades de vários
países e com a música iremos dinamizar o ensino e a aprendizagem, promovendo o
interesse do aluno pelo estudo da Língua Inglesa e contextualizando as aulas,
fazendo com que os alunos se envolvam de forma divertida.
Através desta Disciplina Eletiva
procuramos suprir as necessidades dos alunos, como, por exemplo, a leitura, a
aquisição de vocabulário, a escrita e a interpretação textual.
OBJETIVO
GERAL: Incentivar
o gosto do aluno pela Língua Inglesa e Geografia e com a contextualização
irá auxiliá-los nas disciplinas da base nacional comum, principalmente nas
aulas de Português, Inglês e Geografia. Assim o aluno irá melhorar a leitura,
aperfeiçoar a escrita, o vocabulário em inglês e aprenderá mais sobre a
Geografia; irá aprender a interpretar os textos; irá compreender oralmente e/ou
escrita da música; irá desenvolver as habilidades gramaticais; auxiliará
na interpretação de diferentes textos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:
GEOGRAFIA
8°ano – 1°Bimestre
OBJETIVO:
Representação cartográfica: Visão de
mundo e suas tecnologias
HABILIDADE
Ler
e interpretar representações cartográficas;
Interpretar
situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos,
gráficos ou mapas;
Aplicar
conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais
representativos dos espaços globalizados;
9°ano – 1°Bimestre
OBJETIVO
Globalização
e regionalização;
HABILIDADE
Aplicar
conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem
científica de forma adequada ao nível de estudo;
Identificar
e caracterizar fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do
processo de globalização, nas dimensões econômica, cultural e espacial;
INGLÊS
8°ano – 1°Bimestre
OBJETIVO:
Identificar
o assunto geral de um texto.
Localizar
informações específicas em um texto.
Identificar
características de textos descritivos.
Reconhecer
características culturais de diferentes países.
HABILIDADE
Estabelecer
relações entre as datas comemorativas, os eventos especiais, os festivais do
Brasil com os de outros países, enfocando os aspectos socioculturais.
8°ano –2°Bimestre
OBJETIVO:
Textos
para leitura e escrita: Páginas da internet, formulários
HABILIDADE
Ler,
compreender, analisar e interpretar: páginas da internet, formulários, cartas
pessoais e emails, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
9°ano –1°Bimestre
OBJETIVO:
Textos
para leitura e escrita: Biografias, entrevistas, perfis.
Conteúdo
de Língua Inglesa ( de acordo com a avaliação processual):
8°ano – 1°Bimestre
·
Localização de informações explícitas em textos
informativos sobre o tema em estudo
·
Ler, compreender, analisar e interpretar
·
Identificar
aspectos socioculturais de datas comemorativas/eventos especiais do Brasil e de
outros países.
·
Identificar o assunto geral de um texto.
·
Localizar informações específicas em um texto.
·
Identificar o tema central de um texto.
8°ano – 2°Bimestre
•
Localizar informações em gráfico, páginas ou formulários da internet.
8°ano – 4°Bimestre
• Identificar o tema central de um texto.
9°ano – 1°Bimestre
• Identificar
a intencionalidade do autor em um texto.
• Localizar
informações específicas em um texto.
9°ano – 2°Bimestre
•
Localizar informações específicas em um texto.
9°ano – 3°Bimestre
• Selecionar expressões que se referem a
sentimentos e sensações.
9°ano – 4°Bimestre
•Selecionar frases com previsões e expectativas para o futuro pessoal e
coletivo.
METODOLOGIA DE
ENSINO:
· Ouvir
e cantar em sala de aula as músicas em inglês;
· Ouvir
e completar alguns trechos das músicas estudadas;
· Ler
as letras das músicas;
· fazer
interpretação oral das músicas;
· Trabalhar
vocabulários;
· Desenvolver
atividades gramaticais relacionadas aos conteúdos em Inglês;
· Corrigir as atividades juntamente com os
alunos.
-
Ensinar sobre diversas culturas através de vídeos e explicações;
-
Ensinar sobre as possibilidades de intercâmbios e os cuidados a serem
tomados;
-
Conhecimento de mapas e curiosidades geográficas de diversos países.
-
Fazer QUIS e GINCANAS ao final das aulas como forma de retomar o
conteúdo estudado;
-
Postar as aulas no Blog. disciplinaeletiva.blogspot.com.br
MATERIAIS/EQUIPAMENTOS/ RECURSOS:
·
Aparelho de som;
·
Caixa de som;
·
Computadores;
·
Data Show;
·
Xerox;
·
Televisão.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A avaliação será feita através de registros e correções de atividades
e uma avaliação escrita para podermos mensurar os avanços na Base Nacional
Comum. Espera-se que os alunos se tornem um agente multiplicador dentro de seu
contexto familiar e comunidades que frequentam diariamente, assumindo seu papel
como agente cultural, um cidadão autônomo, solidário e competente.
CULMINÂNCIA: Para a culminância planejamos fazer vídeos, produzido pelos próprios alunos,
sobre o que aprenderam de curiosidades do mundo e fazer uma apresentação para
os visitantes expondo algumas comidas típicas e curiosidades dos países
trabalhados.
CRONOGRAMA:
10/02: NIVELAMENTO
17/02:
NIVELAMENTO
24/02: ATIVIDADE
DIFERENCIADA
03/03:
PLANEJAMENTO
10/03: TEMA: “INTERCÂMBIO” Geografia: Representação
Cartográfica: Visão de mundo. Inglês: Identificar o assunto geral de um
texto. Localizar informações específicas em um texto. Reconhecer
características culturais de diferentes países. Vídeo: Comidas no mundo.
Discussão: sobre diferentes culturas e a alimentação.
17/03: TEMA:
“ÍNDIA” - Geografia: Representação
Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização. Inglês:
Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações específicas em
um texto. Música: Hymn for the
Weekend (Feat. Beyoncé). Discussão sobre Intercâmbio e costumes
estrangeiros.
24/03: Horário especial devido a problemas de
energia.
31/03:
TEMA: “INGLATERRA” COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE PALESTRANTE”. Geografia: Representação Cartográfica: Visão
de mundo . Inglês: Textos
para leitura e escrita: Biografias,
entrevistas, perfis
07/04: TEMA:
“MÉXICO” Geografia: Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região,
fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo.
Inglês: Identificar o assunto geral de um texto. Localizar informações
específicas em um texto. Identificar características de textos descritivos. Reconhecer
características culturais de diferentes países.
14/04: FERIADO
21/04: FERIADO
28/04:
PARALIZAÇÃO
05/05: TEMA: “ESTADOS
UNIDOS” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e
regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar
informações específicas em um texto.
12/05: TEMA:
“CASAS E MORADIAS NO MUNDO” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo;
Globalização e regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto;
Localizar informações específicas em um texto.
19/05: TEMA: “INDONÉSIA”
– Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização.
Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações
específicas em um texto.
26/05: TEMA: “CANADÁ”
– Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização.
Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações
específicas em um texto.
02/06: TEMA:
“RUSSIA” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e
regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar
informações específicas em um texto.
09/06:
ORGANIZAÇÃO PARA A CULMINÂNCIA E A PRODUÇÃO DO VÍDEO PARA A APRESENTAÇÃO NA CULMINÂNCIA
16/06: PONTE DE
FERIADO – CONFIRMAR
23/06:
CULMINÂNCIA
REFERÊNCIAS:Currículo do
Estado de São Paulo (disciplinas: Inglês e Geografia), Diretrizes do Programa
de Ensino Integral e pelo site :www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário