domingo, 4 de junho de 2017

Plano da Disciplina Eletiva "Why? Uai?" - 2017 - 1°Semestre

PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA
“MANUAL DE MUNDO - WHY? UAI?”

PROFESSORES: ADRIANA PALMIERI DE SOUZA
         GERSON DONIZETE DARÉ

COORDENADORA GERAL: MARIA TERESA FIORIO

2017
1º SEMESTRE – 2017

As Disciplinas Eletivas, de duração semestral, possibilitam ao aluno a construção do seu próprio currículo; ampliação, diversificação e/ou aprofundamento de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento que não são garantidas no espaço cotidiano disciplinar; o desenvolvimento de projetos de acordo com os seus interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; o favorecimento da preparação para a futura aquisição de capacidades específicas e de gestão para o mundo do trabalho, dentre outras.

OBJETIVO
O objetivo desta Disciplina Eletiva é proporcionar aos nossos alunos um caminho de diversificação das experiências escolares com o objetivo de aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos relativos ás áreas do conhecimento contempladas na base nacional comum.
A proposta da nossa Disciplina Eletiva é conciliar as aulas de Inglês com as aulas de Geografia, onde os alunos se envolverão em situações didáticas diversificadas, desenvolvendo e consolidando e as disciplinas de Inglês e Geografia de forma contextualizada sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Eles escolhem a Eletiva que pretendem cursar e assim participam da construção do seu próprio currículo relacionado com seu Projeto de Vida.
META
Fazer com eu o aluno construa seu conhecimento de maneira lúdica e que com isso melhore seu desempenho nas aulas da base nacional comum.
Nome dos Alunos:

8°A -  AMANDA ESTEVAM
8°A – ARIANE DO NASCIMENTO
8°A -  DANIELLE DIAS MIRANDA
8°A -  GABRIELLE LIMA
8°A -  JULIA INOCENCIO
8°A -  MARIA VITÓRIA VIEIRA
8°A -  NICOLE STEFANI
8°A – RENAN RODRIGUES
8°A -  THAYNARA MARIA
8°B – FERNANDA SANTOS
8°B – GEOVANA COSTA ROCHA
8°B –LAÍS VITÓRIA
8°B –MARIANA NUNES
8°B – MURILO CAVALCANTE
8°B – RODRIGO DE BARROS FILHO
8°B – THAYNARA ROSA
8°C – ELCIO ALVES DE SOUZA
8°C – JULIANE FERNANDES
8°C –SABRYNA STEFANY
 8°C –SHAYANE ALVES
9°A – CHRISTIAN GABRIEL
9°A – TALITA FERNANDES
9°B – AMANDA RIBEIRO NASCIMENTO
9°B – CARLOS EDUARDO CAIQUE
9°B – DAINARA MOREIRA
9°B – FELIPE BERNARDO
9°B – GEOVANNA SILVA
9°B – IGOR CORREIA
9°B – ISADORA RIBEIRO
9°B –JEAN LUCA
9°B – JOSÉ HENRIQUE FLORES
9°B – JULIANA SANTOS
9°B –RAFAEL DUARTE
9°B – WELLINGTON DE OLIVEIRA
9°B – YURI DA SILVA

EMENTA: Unindo as áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, propomos trabalhar de forma divertida as curiosidades do mundo, estabelecendo relações entre datas comemorativas, os eventos especiais, os festivais do Brasil com os de outros países, enfocando os aspectos socioculturais.  Pretendemos tirar as dúvidas sobre Intercâmbio, costumes e cultura e sobre a Língua Inglesa, de forma natural e Lúdica.

JUSTIFICATIVA: com este trabalho, pretendemos propiciar aos alunos uma forma inovadora de construção do conhecimento através de um assunto que atrai cada vez os estudantes, o Intercâmbio.  
Com vídeos sobre curiosidades de vários países e com a música iremos dinamizar o ensino e a aprendizagem, promovendo o interesse do aluno pelo estudo da Língua Inglesa e contextualizando as aulas, fazendo com que os alunos se envolvam de forma divertida.
Através desta Disciplina Eletiva procuramos suprir as necessidades dos alunos, como, por exemplo, a leitura, a aquisição de vocabulário, a escrita e a interpretação textual.
OBJETIVO GERAL: Incentivar o gosto do aluno pela Língua Inglesa e Geografia e com a contextualização irá auxiliá-los nas disciplinas da base nacional comum, principalmente nas aulas de Português, Inglês e Geografia. Assim o aluno irá melhorar a leitura, aperfeiçoar a escrita, o vocabulário em inglês e aprenderá mais sobre a Geografia; irá aprender a interpretar os textos; irá compreender oralmente e/ou escrita da música; irá desenvolver as habilidades gramaticais; auxiliará na interpretação de diferentes textos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - HABILIDADES/COMPETÊNCIAS:

           GEOGRAFIA
8°ano – 1°Bimestre
OBJETIVO:
Representação cartográfica: Visão de mundo e suas tecnologias
HABILIDADE
Ler e interpretar representações cartográficas;
Interpretar situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas;
Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais  representativos dos espaços globalizados;

9°ano – 1°Bimestre
OBJETIVO
Globalização e regionalização;
HABILIDADE
Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo;
Identificar e caracterizar fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do processo de globalização, nas dimensões econômica, cultural e espacial;
INGLÊS
8°ano – 1°Bimestre
OBJETIVO:
Identificar o assunto geral de um texto.
Localizar informações específicas em um texto.
Identificar características de textos descritivos.
Reconhecer características culturais de diferentes países.
HABILIDADE
Estabelecer relações entre as datas comemorativas, os eventos especiais, os festivais do Brasil com os de outros países, enfocando os aspectos socioculturais.
8°ano –2°Bimestre
OBJETIVO:
Textos para leitura e escrita: Páginas da internet, formulários
HABILIDADE
Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet, formulários, cartas pessoais e emails, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
9°ano –1°Bimestre
OBJETIVO:
Textos para leitura e escrita:  Biografias, entrevistas, perfis.
       Conteúdo de Língua Inglesa ( de acordo com a avaliação processual):
8°ano – 1°Bimestre
·         Localização de informações explícitas em textos informativos sobre o tema em estudo
·         Ler, compreender, analisar e interpretar
·          Identificar aspectos socioculturais de datas comemorativas/eventos especiais do Brasil e de outros países.  
·         Identificar o assunto geral de um texto.
·         Localizar informações específicas em um texto.
·         Identificar o tema central de um texto.
         

8°ano – 2°Bimestre
• Localizar informações em gráfico, páginas ou formulários da internet.
8°ano – 4°Bimestre
• Identificar o tema central de um texto.
9°ano – 1°Bimestre
• Identificar a intencionalidade do autor em um texto.
• Localizar informações específicas em um texto.
9°ano – 2°Bimestre
• Localizar informações específicas em um texto.
9°ano – 3°Bimestre
• Selecionar expressões que se referem a sentimentos e sensações.
9°ano – 4°Bimestre
•Selecionar frases com previsões e expectativas para o futuro pessoal e coletivo.

METODOLOGIA DE ENSINO:
 ·        Ouvir e cantar em sala de aula as músicas em inglês;
·        Ouvir e completar alguns trechos das músicas estudadas;
·        Ler as letras das músicas;
·        fazer interpretação oral das músicas;
·        Trabalhar vocabulários;
·        Desenvolver atividades gramaticais relacionadas aos conteúdos em Inglês;
·        Corrigir as atividades juntamente com os alunos.
-        Ensinar sobre diversas culturas através de vídeos e explicações;
-        Ensinar sobre as possibilidades de intercâmbios e os cuidados a serem tomados;
-        Conhecimento de mapas e curiosidades geográficas de diversos países.
-        Fazer QUIS e GINCANAS ao final das aulas como forma de retomar o conteúdo estudado;
-       Postar as aulas no Blog. disciplinaeletiva.blogspot.com.br

MATERIAIS/EQUIPAMENTOS/ RECURSOS
·         Aparelho de som;
·         Caixa de som;
·         Computadores;
·         Data Show;
·         Xerox;
·         Televisão.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A avaliação será feita através de registros e correções de atividades e uma avaliação escrita para podermos mensurar os avanços na Base Nacional Comum. Espera-se que os alunos se tornem um agente multiplicador dentro de seu contexto familiar e comunidades que frequentam diariamente, assumindo seu papel como agente cultural, um cidadão autônomo, solidário e competente.

CULMINÂNCIA:  Para a culminância planejamos fazer  vídeos, produzido pelos próprios alunos, sobre o que aprenderam de curiosidades do mundo e fazer uma apresentação para os visitantes expondo algumas comidas típicas e curiosidades dos países trabalhados.

CRONOGRAMA:
10/02: NIVELAMENTO
17/02: NIVELAMENTO
24/02: ATIVIDADE DIFERENCIADA
03/03: PLANEJAMENTO
10/03: TEMA: “INTERCÂMBIO” Geografia: Representação Cartográfica: Visão de mundo. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto. Localizar informações específicas em um texto. Reconhecer características culturais de diferentes países. Vídeo: Comidas no mundo. Discussão: sobre diferentes culturas e a alimentação.

17/03: TEMA: “ÍNDIA”  - Geografia: Representação Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações específicas em um texto. Música: Hymn for the Weekend (Feat. Beyoncé). Discussão sobre Intercâmbio e costumes estrangeiros.
24/03:  Horário especial devido a problemas de energia.

31/03: TEMA: “INGLATERRA” COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE PALESTRANTE”. Geografia: Representação Cartográfica: Visão de mundo . Inglês: Textos para leitura e escrita:  Biografias, entrevistas, perfis



07/04: TEMA: “MÉXICO” Geografia: Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto. Localizar informações específicas em um texto. Identificar características de textos descritivos. Reconhecer características culturais de diferentes países.
14/04: FERIADO
21/04: FERIADO
28/04: PARALIZAÇÃO
05/05: TEMA: “ESTADOS UNIDOS” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações específicas em um texto.
12/05: TEMA: “CASAS E MORADIAS NO MUNDO” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações específicas em um texto.
19/05: TEMA: “INDONÉSIA” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações específicas em um texto.
26/05: TEMA: “CANADÁ” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações específicas em um texto.
02/06: TEMA: “RUSSIA” – Geografia: Cartográfica: Visão de mundo; Globalização e regionalização. Inglês: Identificar o assunto geral de um texto; Localizar informações específicas em um texto.
09/06: ORGANIZAÇÃO PARA A CULMINÂNCIA E A PRODUÇÃO DO VÍDEO PARA A APRESENTAÇÃO NA CULMINÂNCIA
16/06: PONTE DE FERIADO – CONFIRMAR
23/06: CULMINÂNCIA

REFERÊNCIAS:Currículo do Estado de São Paulo (disciplinas: Inglês e Geografia), Diretrizes do Programa de Ensino Integral e pelo site :www.youtube.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário