domingo, 4 de junho de 2017

TEMA: “INTERCÂMBIO”

TEMA: “INTERCÂMBIO”


DURAÇÃO: 2 aulas
MATERIAL USADO: Data show, Caixa de som, Notebook e Xerox.
AGRUPAMENTO:  Por afinidade.
ÁREAS ENVOLVIDAS: Geografia e Inglês.
GEOGRAFIA: Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo
·         Representação Cartográfica: Visão de mundo
HABILIDADE:  Ler e interpretar representações cartográficas; Interpretar situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos, gráficos ou mapas;
Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais  representativos dos espaços globalizados;

GEOGRAFIA: Conteudo do 9°ano – 1°Bimestre do Currículo
·         Globalização e regionalização;
HABILIDADE: Aplicar conceitos de espaço geográfico, lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível de estudo;Identificar e caracterizar fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do processo de globalização, nas dimensões econômica, cultural e espacial;
INGLÊS: Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo
·         Identificar o assunto geral de um texto.
·         Localizar informações específicas em um texto.
·         Identificar características de textos descritivos.
·         Reconhecer características culturais de diferentes países.
HABILIDADE: Estabelecer relações entre as datas comemorativas, os eventos especiais, os festivais do Brasil com os de outros países, enfocando os aspectos socioculturais.

INGLÊS: Conteúdo do 8°ano – 2°Bimestre do Currículo
·         Textos para leitura e escrita: Páginas da internet, formulários
HABILIDADE: Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet, formulários, cartas pessoais e emails, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas fnalidades e usos sociais.
INGLÊS: Conteúdo do 9°ano – 1°Bimestre do Currículo
·         Textos para leitura e escrita:  Biografias, entrevistas, perfis
HABILIDADE: Ler, compreender, analisar e interpretar


AVALIAÇÃO: As atividades, as participações e o empenho dos alunos foram avaliadas e registradas na caderneta
ATIVIDADES DA AULA:
1 - PARA INÍCIO DE CONVERSA: SONDAGEM:
1. POR QUE ESCOLHI ESTA DISCIPLINA ELETIVA? __________________________________________
2. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA ELETIVA “WHY? UAI?” E O SEU PROJETO DE VIDA? __________________
3. NESTA ELETIVA EU PRETENDO:
(_____) Despertar o interesse por Inglês;
(_____) Despertar o interesse por  Geografia;
 (_____)  Aprimorar a capacidade de observação e registro de informações;
(_____) Aprender a analisar textos;
(_____) Aprender  gramática em Inglês;
(_____)  Estabelecer relação entre Inglês e Geografia;
 (_____) Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos;
(_____)  Desenvolver iniciativa pessoal e tomada de decisão;
(_____) Estimular a minha criatividade;
(_____) Despertar o interesse em outras culturas.

2. APRESENTAÇÃO EM POWER POINT:
·         O momento ideal para um intercâmbio
·         Agências de Intercâmbio
·         Dicas Importantes!
·         Provas de inglês para intercâmbistas
3. SENSIBILIZAÇÃO: Vídeo:
“7 Comidas nojentas que fazem sucesso em outros países”
4. ATIVIDADE ESCRITA: ENTREGUE XEROCADA AOS ALUNOS
History of Halloween
Over 2,000 years ago the Celts lived in what is now Ireland and parts of France. November 1 was their New Year's Day. They believed that the night before the New Year (October 31) was a time when the living and the dead came together. More than 1000 years ago the Christian church named November 1 All Saints Day, a holy day to honor the saints and other people who died for their religion. Like the Celts, the Europeans of that time also believed that the spirits of the dead would visit the earth on Halloween and that evil spirits would cause problems. So on that night people wore costumes that looked like ghosts or other evil creatures. They thought if they dressed like that, the spirits would think they were also dead and not harm them. On Halloween in Europe some people would carry lanterns made from turnips, in America, pumpkins were used and people began putting candles inside them and using them as lanterns. These days Halloween is not usually considered a religious holiday. It is primarily a fun day for children who dress up in costumes like people did a thousand years ago but now they go from house to house knocking on doors and say "trick or treat.” Why did the Celts wear costumes light ghosts or other evil creatures?
a) So as not be recognized                                 b)So as not be afraid of ghosts                                    
 c) So as to scare ghosts                                     d)So as to scare neighbors
Sua motivação para o intercâmbio:
Escreva um texto em português sobre um problema em sua comunidade e como ele sente que pode atuar sobre esta situação

FECHANDO A AULA
a) De acordo com o conhecimento que se tem da Disciplina Eletiva: Manual de Mundo - “WHY? UAI?é possível dizer que o resultado haverá de ser útil em termos de aprendizagem?    (___) SIM    (___)NÃO
b) Esta Eletiva favorece a aprendizagem e o seu desenvolvimento pessoal,  conforme seu Projeto de Vida?     (___) SIM    (___)NÃO
c) O que você acrescentaria ou modificaria na Eletiva para incrementá-la?_______________________________________________
d) De acordo com as aulas apresentadas e estudadas até então, pode-se dizer que estamos preparados? Justifique.  (___) SIM    (___)NÃO _______________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário