TEMA:
“INTERCÂMBIO”
DURAÇÃO: 2
aulas
MATERIAL USADO:
Data show, Caixa de som, Notebook e Xerox.
AGRUPAMENTO: Por afinidade.
ÁREAS ENVOLVIDAS: Geografia
e Inglês.
GEOGRAFIA: Conteúdo
do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo
·
Representação Cartográfica: Visão de mundo
HABILIDADE:
Ler e interpretar representações
cartográficas; Interpretar
situações acerca das manifestações sociais da globalização a partir de textos,
gráficos ou mapas;
Aplicar
conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais representativos dos espaços globalizados;
GEOGRAFIA: Conteudo do 9°ano – 1°Bimestre do Currículo
·
Globalização e regionalização;
HABILIDADE: Aplicar conceitos de espaço geográfico,
lugar, região, fazendo uso da linguagem científica de forma adequada ao nível
de estudo;Identificar e caracterizar fatos, situações, fenômenos e lugares
representativos do processo de globalização, nas dimensões econômica, cultural
e espacial;
INGLÊS: Conteúdo do 8°ano – 1°Bimestre do Currículo
·
Identificar o assunto geral de um texto.
·
Localizar informações específicas em um texto.
·
Identificar características de textos
descritivos.
·
Reconhecer características culturais de
diferentes países.
HABILIDADE: Estabelecer
relações entre as datas comemorativas, os eventos especiais, os festivais do
Brasil com os de outros países, enfocando os aspectos socioculturais.
INGLÊS: Conteúdo do 8°ano – 2°Bimestre do Currículo
·
Textos para leitura e escrita: Páginas da
internet, formulários
HABILIDADE: Ler, compreender, analisar e
interpretar: páginas da internet, formulários, cartas pessoais e emails,
piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como
suas fnalidades e usos sociais.
INGLÊS: Conteúdo do 9°ano – 1°Bimestre do Currículo
·
Textos para leitura e escrita: Biografias, entrevistas, perfis
HABILIDADE: Ler, compreender, analisar e
interpretar
AVALIAÇÃO: As
atividades, as participações e o empenho dos alunos foram avaliadas e
registradas na caderneta
ATIVIDADES DA AULA:
1 - PARA INÍCIO DE CONVERSA: SONDAGEM:
1. POR QUE ESCOLHI ESTA DISCIPLINA ELETIVA?
__________________________________________
2. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA ELETIVA “WHY?
UAI?” E O SEU PROJETO DE VIDA? __________________
3. NESTA ELETIVA EU PRETENDO:
(_____) Despertar o interesse por Inglês;
(_____) Despertar o interesse por Geografia;
(_____) Aprimorar a capacidade de observação e
registro de informações;
(_____) Aprender a analisar textos;
(_____) Aprender
gramática em Inglês;
(_____)
Estabelecer relação entre Inglês e Geografia;
(_____)
Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos;
(_____)
Desenvolver iniciativa pessoal e tomada de decisão;
(_____) Estimular a minha criatividade;
(_____) Despertar o interesse em outras culturas.
2. APRESENTAÇÃO EM POWER POINT:
·
O momento ideal para um intercâmbio
·
Agências de Intercâmbio
·
Dicas Importantes!
·
Provas de inglês para intercâmbistas
3. SENSIBILIZAÇÃO: Vídeo:
“7 Comidas nojentas que fazem sucesso em outros
países”
4. ATIVIDADE ESCRITA: ENTREGUE XEROCADA AOS
ALUNOS
History of Halloween
Over 2,000 years ago the Celts lived in what is now
Ireland and parts of France. November 1 was their New Year's Day. They believed
that the night before the New Year (October 31) was a time when the living and
the dead came together. More than 1000 years ago the Christian church named
November 1 All Saints Day, a holy day to honor the saints and other people who
died for their religion. Like the Celts, the Europeans of that time also
believed that the spirits of the dead would visit the earth on Halloween and
that evil spirits would cause problems. So on that night people wore costumes
that looked like ghosts or other evil creatures. They thought if they dressed like
that, the spirits would think they were also dead and not harm them. On
Halloween in Europe some people would carry lanterns made from turnips, in
America, pumpkins were used and people began putting candles inside them and
using them as lanterns. These days Halloween is not usually considered a
religious holiday. It is primarily a fun day for children who dress up in
costumes like people did a thousand years ago but now they go from house to
house knocking on doors and say "trick or treat.” Why did the Celts wear
costumes light ghosts or other evil creatures?
a) So as not be
recognized
b)So as not be afraid of ghosts
c) So as to scare ghosts d)So as to
scare neighbors
Sua motivação para o intercâmbio:
Escreva
um texto em português sobre um problema em sua comunidade e como ele sente que pode
atuar sobre esta situação
FECHANDO A AULA
a) De
acordo com o conhecimento que se tem da Disciplina Eletiva: Manual de Mundo -
“WHY? UAI?” é
possível dizer que o resultado haverá de ser útil em termos de
aprendizagem? (___) SIM (___)NÃO
b) Esta
Eletiva favorece a aprendizagem e o seu desenvolvimento pessoal, conforme seu Projeto de Vida? (___) SIM (___)NÃO
c) O que
você acrescentaria ou modificaria na Eletiva para incrementá-la?_______________________________________________
d) De acordo com as aulas apresentadas e
estudadas até então, pode-se dizer que estamos preparados? Justifique. (___) SIM
(___)NÃO _______________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário